Operação Inverno realizada pela prefeitura. Foto: Arquivo JC

Além das 50 vagas oferecidas na casa de passagem, localizada na Rua 6, 1318, no Centro, outras 50 vagas estão disponíveis na Avenida 5, 1415, no Jardim Claret

Com as temperaturas em baixa, as pessoas em situação de rua necessitam de uma atenção especial. No município, o serviço de acolhimento acontece numa casa de passagem vincula à prefeitura através do Termo de Colaboração e é feito pela Associação Luz do Mundo, situada na Rua 6, 1318 com Avenida 4, no Centro de Rio Claro.

Além do acolhimento à pessoas em situação de rua, a associação estende o serviço aos animais de estimação dessas pessoas. Segundo a Prefeitura, em muitos casos, o encaminhamento à casa de passagem era recusada por não permitir a presença dos animais.

Na casa de passagem também são ofertadas atividades socioeducativas, de qualificação profissional, oficinas de ressocialização, pernoite, banho, alimentação, reaproximação familiar e retorno ao município de origem. A capacidade do espaço na Rua 6 é de até 50 pessoas por noite.

O contato pode ser feito a qualquer hora, pois o serviço funciona 24 horas por dia. O telefone é (19)97130-5502

SERVIÇO EXTRA

Pensando em atender a demanda que cresce nesta época do ano, mais 50 vagas de acolhimento estão disponíveis na Avenida 5, 1415, no bairro Jardim Claret.

CONTATO

Munícipes que observarem pessoas em situação de rua podem fazer contato também com o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social pelos números (19) 3532-6579 ou WhatsApp (19) 9.9387.7340, de segunda a sexta-feira das 8 às 22h e, aos finais de semana e feriados, das 10 às 22h.

O Seas, além de sua sede administrativa localizada na Avenida 01, 739 (Centro), também conta com uma sede de apoio no Terminal Rodoviário de Rio Claro, com o objetivo de identificar as pessoas de situação de rua que chegam ao município e ofertar os encaminhamentos e atendimentos necessários.