Trecho das avenidas Presidente Kennedy e Amaral Gurgel.

Dados foram atualizados devido à chuva intensa que atinge a cidade nos últimos dias

Em apenas 15 dias, este mês de junho já é o mais chuvoso dos últimos três anos em Rio Claro na comparação com o mesmo mês desde 2020. Os dados levantados pela reportagem do Jornal Cidade junto ao Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), vinculado à Unesp e à Prefeitura, apontam que até o final da tarde dessa quinta-feira (15) foram registrados 81,3 mm de chuva na cidade.

A série histórica do mês de junho destaca que em 2020 foram registrados 79,2 mm de chuva. Anteriormente a isso, acima da média, destaca-se o ano de 2016, quando 167,2 mm de chuva foram notificados pela estação meteorológica no município. O mês de junho mais chuvoso em Rio Claro foi em 1997, quando 230,8 mm de chuva atingiram a cidade.

De acordo com Carlo Burigo, técnico do Ceapla/Unesp/Prefeitura, a chuva deve continuar até o início da tarde desta sexta-feira (16). “O sistema de alta pressão deve começar a atuar sobre a nossa região e com isso as chuvas irão cessar. Depois vem o frio. A mínima prevista para esta sexta é entre 8°C e 10°C. Principalmente à tarde já não há mais previsão de chuva, assim como nos próximos dias”, comenta.

O JC noticiou há duas semanas que o mês de maio quase se encerrou como um dos mais secos desde o ano de 1994. Porém, no último dia 31, uma longa chuva que caiu fez com que o acumulado ficasse em 46,7 milímetros, dando alívio ao município que na ocasião estava havia dias em estiagem.