Adilson Moreira é um apaixonado por carros antigos, chegou a ter uma coleção de oito carros esportivos nacional, mas acabou desfazendo dos mesmos. “Eles foram ficando velhos e já não cabia mais na minha casa, então decidi vender todos e para não ficar sem nenhum carro antigo acabei comprando esse pela originalidade dele. Está muito original é tido como o mais original aqui no Brasil na categoria TL, então comprei esse aqui pra curtir e estou curtindo o ‘tal’ do TL” afirmou o aposentado satisfeito com a aquisição.

Há seis anos Adilson comprou o TL do ano de 1972 pela internet, através de uma página de carros antigos “achei ele lá e fui ver em Itatiba, ele era de lá, vimos, gostamos e acabei comprando” relata o senhor.

Sua originalidade chega ao ponto do Sedan VW 1600 TL ainda ter o manual do proprietário em perfeito estado. O carro de placa preta tem pintura original, a cor é chamada de azul diamante, “vulgarmente chamada de azul calcinha”, comenta Adilson em meio a risos.

Com o interior impecável, o aposentado conta que tudo funciona no carro. O painel que imita madeira jacarandá tem volante grande, velocímetro que chega a 160 km/h, cinzeiro, botão de farol e limpador de para-brisas, grade para entrar o ar externo, porta luvas e rádio original da Volkswagen.

Cada detalhe observado no interior do TL, como quebra vento, maçaneta, fechador da janela traseira, cinzeiro para passageiros, bancos e cinto de segurança, desperta um ar de nostalgia aos amantes dos clássicos e ao mesmo tempo aguça a curiosidade do público jovem que nunca andou em um carro desse. 

Adilson Moreira comprou o TL pela internet
Carro tem placa preta
painel com imitação de madeira jacarandá
rádio original da Volkswagen
teto com tapeçaria original
cinzeiro nas laterais do carro
manual do proprietário

Associado ao Antigo Auto Clube de Rio Claro, Adilson quando pode, participa de eventos aqui em Rio Claro e em algumas cidades da região. “É um carro difícil de ver em encontros porque quando saiu de linha, como a Variant, acabou sendo usado por profissionais de mão de obra pesada como pedreiro, carpinteiro e encanador e os carros acabam estragando, por isso acaba sendo raro encontrar um carro desse inteiro” relata o admirador de clássicos.

E apesar do carro estar em perfeito estado, Adilson está vendendo o TL, e conta o motivo: “estou querendo vender para comprar um Karmann-Ghia TC que é o que eu mais gosto”.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Showcar:

Civesa apresenta Novo Chevrolet Spin 2025

iCar: o aplicativo de viagens original de Rio Claro