Divulgação

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa terá passeata contornando Jardim Público com distribuição de folhetos informativos sobre a violência contra a pessoa idosa
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa terá passeata contornando Jardim Público com distribuição de folhetos informativos sobre a violência contra a pessoa idosa

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Rio Claro terá programação especial na segunda-feira (15). A solenidade de abertura será às 8h30 no Jardim Público e inclui várias atividades culturais e informativas. O evento é gratuito e toda a comunidade está convidada a participar.

“O principal objetivo da atividade é a implementação de uma campanha permanente para sensibilizar a sociedade sobre as mais diversas formas de violência que as pessoas idosas sofrem”, destaca Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, acrescentando que a população deve denunciar para romper o ciclo de violência.

Entre as atividades programadas para segunda-feira (15) estão apresentações dos Seresteiros, Coral da Terceira Idade Cidade Azul e Grupo Folclórico Congada e Tambu de São Benedito Rioclarense.

Haverá também passeata contornando o Jardim Público com distribuição de folhetos informativos sobre a violência contra a pessoa idosa e orientações sobre como e onde denunciar. O público poderá participar de atividade física e as equipes da Fundação de Saúde irão orientar a população sobre Promoção e Prevenção da Saúde da Pessoa Idosa.

Orientações e divulgação sobre a violência e denúncias serão realizadas pelo Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria Municipal de Assistência Social irá apresentar as atividades intergeracionais nos Projetos Presença Esperança e exposição dos trabalhos no Coreto. Ao longo do dia haverá orientações e distribuição de folheto nas escolas municipais sobre a conscientização da violência contra o idoso e às 17h30, na Câmara Municipal, o assunto será discutido em Tribuna Livre com o tema Envelhecimento/Violência – Conselho Municipal do Idoso.

“As ações voltadas ao enfrentamento dessa situação não devem se limitar às atividades que serão desenvolvidas no dia 15 e nos dias seguintes, mas devem ser um ponto de partida para uma mudança de atitude permanente de todos os setores da administração pública, da sociedade e das famílias”, observa José Luiz Riani Costa, presidente do Conselho Municipal do Idoso. Com o aumento da expectativa de vida e o acelerado envelhecimento da população, cresce a demanda por políticas públicas que atendam às especificidades desse seguimento, e dentre essas políticas surge a necessidade de traçar uma política contra a violência e maus-tratos ao idoso.

Lucia Nunes, assessora da Política Municipal do Idoso, esclarece que o enfrentamento da violência demanda diferentes estratégias, ações e serviços de atenção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas. Para tanto, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso e a Rede Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a Assessoria da Política Municipal do Idoso está empenhada na implementação do Plano Municipal para o Enfrentamento à Violência e Maus-Tratos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.