O município de Rio Claro renovou compromisso de cidade-irmã com a cidade de Kimitsu, na província de Chiba no Japão, e também reiterou o pacto de co-irmãs as escolas “Carolina Augusta Seraphim”, de Rio Claro, e a Escola Primária e Secundária Municipal do Obitsu. O termo foi assinado nesta sexta-feira (28) no paço municipal pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria; o presidente da Câmara Municipal, André Godoy; e o vice-prefeito de Kimitsu, Ishii Kiyotaka, que visitou Rio Claro acompanhado dos vereadores Suzuki Ryoji, Takahashi Akira e Tokita Takeshi e do secretário geral de Kimitsu, Kasuya Kazuo.

O intercâmbio entre as cidades de Rio Claro e Kimitsu foi iniciado em 1973 por iniciativa do senhor Yoshiji Tamaru, natural de Kimitsu. Desde então várias visitas foram feitas entre os dois países. Nesta sexta-feira, a comitiva participou de atividades na Escola Estadual “Carolina Augusta Seraphim”, antes de ser recebida no paço municipal.

Juninho da Padaria agradeceu a visita da comitiva japonesa e o trabalho realizado pela família Tamaru em prol do intercâmbio. “Agradecemos a contribuição da família Tamaru e a visita da comitiva que muito honra Rio Claro. Queremos trocar experiências e sermos cidades-irmãs não somente na educação, mas também no desenvolvimento”, afirmou Juninho.

Esse sentimento de gratidão à família Tamaru também foi externado por André Godoy. “Agradeço à família Tamaru por me permitir fazer história nesse dia recebendo amigos políticos do Japão”, disse Godoy observando que os laços entre as cidades podem ir além da educação, contribuindo também para o desenvolvimento, geração de empregos e novas tecnologias.

Ishii Kiyotaka agradeceu a oportunidade de visitar Rio Claro e promover um intercâmbio tão caloroso que certamente terá continuidade nos próximos anos. O vice-prefeito aproveitou para convidar os participantes do evento a visitarem Kimitsu em 2020 quando o Japão será sede dos jogos olímpicos.

Valter Uehara, genro de Yoshiji Tamaru, falou em nome da família. Ele fez um resumo da história do intercâmbio e informou que os mimos oferecidos por Rio Claro às comitivas que visitaram o município desde 1973 estão guardados em Kimitsu.

Representantes das duas cidades trocaram bandeiras e presentes. Também foi exibido vídeo institucional sobre Rio Claro. O evento contou com participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa; dos secretários municipais Francesco Rotolo (Governo), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Ricardo Gobbi e Silva (Meio Ambiente); da superintendente do Arquivo Público e Histórico, Monica Frandi Ferreira; dos vereadores Geraldo Voluntário, Adriano La Torre e Thiago Yamamoto; de Soraia Pessoa Vieira e Sílvia Michele Amaral Gurgel da Luz Zimbre, diretora e gerente da Escola Carolina Augusta Seraphim; Tanaka Yasunori, coordenador do grupo; Mário Ito, da Associação Cultural Nipo Brasileira de Rio Claro; além de filhos e familiares de Yoshiji Tamaru, criador do intercâmbio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.