Considerado padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão será celebrado em tradicional carreata que acontece dia 21 de julho, em Rio Claro. Em sua 44ª edição, a procissão motorizada deve reunir cerca 1.200 veículos, conforme os organizadores. A realização é um trabalho conjunto da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Pessoas, de Bens e de Cargas de Rio Claro (Sintrarc).

Na manhã desta sexta-feira (13), reunião entre representantes da administração municipal, do sindicato e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida definiu detalhes para a realização da carreata.

“É um evento bastante tradicional para todos, principalmente para os motoristas. Haverá uma concentração grande de veículos e peço a compreensão de toda a comunidade, pois é um momento especial. Para quem irá participar da carreata é preciso atenção aos limites de velocidade e às leis de trânsito”, destaca o titular da Setur, Ronald Penteado.

O evento acontece dia 21 de julho, com concentração de público às 16h30 na Avenida Presidente Kennedy, ao lado do aeroclube. A saída está prevista para as 18 horas. Os condutores vão percorrer a Rua 14 até chegarem à rotatória da Avenida 32 com a Avenida Visconde do Rio Claro, onde ocorre a bênção aos motoristas concedida pelo padre Renato Luís Andreatto, pároco da Igreja Nossa Senhora de Aparecida.

De acordo com Gilvon Barbosa, presidente do Sintrarc, participam da carreata carros, caminhões, motos e até ônibus. “A carreata conta com o apoio de muitas pessoas para que aconteça e a participação dos motoristas é bem grande. As pessoas já conhecem o percurso e costumam respeitar o trajeto para evitar qualquer tipo de acidente”, comenta Barbosa.

Padre Renato enfatiza que é preciso lembrar e manter o verdadeiro significado do evento. “A carreata surgiu em homenagem a São Cristóvão, que um dia foi um ser humano, com conotação de intercessão junto aos motoristas e que levava a palavra de Deus por onde passava. É preciso lembrar sempre da essência da carreata e manter o respeito com o próximo”, observa o padre.

A carreata reunirá centenas de participantes, por isso é importante frisar a necessidade de atenção durante o trajeto. Motoristas e passageiros devem utilizar cinto de segurança e crianças devem estar devidamente sentadas no banco traseiro dos veículos. No caso de motociclistas, além do uso de capacete, a prudência se faz necessária principalmente para um inimigo quase imperceptível: linhas de pipa com cerol. Apesar de serem proibidas, é uma ameaça bastante presente. A instalação de antenas anti-cerol podem evitar tais acidentes.

Considerado um dos santos mais populares pela Igreja Católica, São Cristóvão tem seu dia celebrado em 25 de julho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.