A implantação de uma vara da Justiça Federal em Rio Claro é um pleito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já visada em 2013.

O presidente da OAB Subseção de Rio Claro, Mozart Gramiscelli Ferreira, reuniu-se com o prefeito Juninho da Padaria logo no início do ano, com o objetivo de reforçar a necessidade da classe ao município. “O pedido da Vara Federal para o Tribunal Regional Federal (TRF) é da OAB de Rio Claro, com o apoio do prefeito João Teixeira Junior, Poder Judiciário (em especial Drª Cynthia Andraus Carretta, que há muitos anos luta por este projeto), deputado Aldo Demarchi, deputado federal Arnaldo Faria de Sá e entidades civis da cidade. Foi feito um dossiê da cidade e entregue por nós ao TRF”, explica o presidente da Ordem. Circula nos bastidores a possibilidade da Justiça Federal ser alocada na Sociedade Philarmônica. “Atualmente, houve uma sinalização extraoficial de que a Vara Federal poderá vir. Estamos confiantes e a Philarmônica seria uma das opções de espaço de instalação. A prefeitura estuda várias alternativas caso este grande projeto se concretize”, revelou Gramiscelli, explicando ainda que a implantação da Vara Federal desafogaria a justiça estadual, “por conta do acúmulo de processos de natureza federal que tramitam na estadual”. Na avaliação do presidente da OAB, Rio Claro pode fortalecer o conceito de Polo Regional com esse projeto. Por sua vez, o prefeito Juninho da Padaria (DEM) afirmou que a prefeitura dará todo apoio que for necessário para que a Vara Federal seja implantada em Rio Claro. “É um pleito antigo de toda a cidade e que certamente será motivo de grande alegria”, comentou. Deputado Aldo Demarchi (DEM) comenta que está acompanhando de perto as negociações. “Não tenho informações sobre a eventual ocupação do prédio da Philarmônica. É certo, porém, que a contrapartida do município consiste na destinação de um local para o novo serviço judiciário”, declarou o parlamentar do Democratas.

Reunião

O prefeito está marcando para os próximos dias uma reunião para tratar do assunto. Na pauta da reunião estarão a avaliação de possíveis locais para a implantação dos serviços, bem como as explicações sobre as responsabilidades pelo custo funcional. Em janeiro deste ano, representantes da OAB foram recebidos por Juninho e informaram que Vara Federal é um dos principais pleitos da OAB-Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.