O município de Rio Claro tem projeto entre os seis finalistas num desafio internacional de inovação criado para valorizar ações alinhadas à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e que recebeu quase 700 projetos, cerca de 2.000 participantes.

No dia 12 de abril, mudas de árvores nativas foram plantadas num trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Agricultura e Unesp Rio Claro, em apoio ao “Projeto Araucária”.

Esse projeto traz uma proposta que engloba uma série de melhorias ambientais para o campus de Rio Claro da Unesp. Desenvolvido por estudantes de pós-graduação do Departamento de Biodiversidade do Instituto de Biociências, o Projeto Araucária dialoga com cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio de três subprojetos para serem executados no campus ao longo da década. Os subprojetos indicam melhorias na mobilidade dentro do campus, com a ampliação e a arborização da ciclovia já existente (ODS Saúde e Bem-Estar e ODS Ação contra a Mudança Climática), atividades de extensão universitária para recuperação de áreas degradadas com técnicas de agrofloresta (ODS Agricultura Sustentável e ODS Vida Terrestre) e a recuperação da vegetação ciliar do córrego Bandeirantes, curso d’água que vai desaguar no Ribeirão Claro, um dos principais da cidade paulista (ODS Vida na Água).

O projeto de Rio Claro vai concorrer com iniciativas de planejamento ambiental para melhorias no espaço físico de campus universitários localizados em outros cinco países: Bélgica, Congo, Líbano, Marrocos e Turquia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.