Com o tempo seco, os especialistas recomendam a ingestão de muita água (foto ABr)

Ednéia Silva

Com o tempo seco, os especialistas recomendam a ingestão de muita água (foto ABr)
Com o tempo seco, os especialistas recomendam a ingestão de muita água (foto ABr)

Depois de um início de ano chuvoso, Rio Claro fechou abril com volume de chuva 90,93% menor que a média prevista para o mês. Foram registrados 41,9 milímetros de chuva frente aos 80 milímetros (mm) previstos para o período. A medição foi feita pela estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp de Rio Claro.

O técnico da estação, Carlo Burigo, informa que o volume de chuva em abril de 2015 também foi menor que o registrado em abril de 2014: 41,9 mm contra 48 mm. Segundo ele, a partir de maio a tendência é de diminuição da precipitação pluviométrica visto que o outono é uma estação seca.

Mesmo com baixo volume de chuva em abril, Rio Claro teve bom desempenho pluviométrico no primeiro quadrimestre do ano. Burigo conta que de janeiro a abril deste ano foram registrados 630 mm de chuva contra 890 mm registrados ao longo dos 12 meses do ano passado. De janeiro a abril de 2014 o volume de chuva foi 359 mm, ou seja, neste ano choveu 271 mm ou 75,49% a mais.

O técnico informa que não há previsão de chuva para os próximos dias. Existe pequena probabilidade de ocorrer chuvisqueiro na terça-feira (5), resultado de uma frente fria que deve chegar à região no domingo (3). Por conta disso, a temperatura deve baixar ficando na casa dos 12ºC a 13ºC. Por enquanto, a menor temperatura do ano foi registrada na terça-feira (28) com 13ºC. Nesta quinta-feira (30) os termômetros marcaram 13,2ºC às 7 horas.

O tempo seco do outono exige um cuidado maior com a saúde por causa do baixo índice de umidade relativa do ar. De acordo com Burigo, de manhã, por ser mais frio, a umidade tem ficado acima dos 50%, mas a tarde tem caído para a casa dos 30%, índice considerado estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS considera como ideal a umidade do ar acima de 60%.

A baixa umidade pode causar complicações alérgicas, sangramento pelas narinas, ressecamento da pele, irritação dos olhos, sensação de garganta seca e cansaço. A dica é ingerir bastante líquido, principalmente água.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.