O município de Rio Claro aguarda o resultado de 433 exames de pacientes com suspeita de dengue. Até o momento já são 71 casos positivos desde o início do ano. Este número é 24% maior que no mesmo período do ano passado e por isso as equipes do setor de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro estão em alerta, já que outras cidades da região como Araraquara e Araras passam por uma realidade bem complicada em relação ao mosquito Aedes aegypti.

“Em cima disso estamos fazendo o bloqueio de casa a casa e orientando a população a procurar um pronto atendimento em casos suspeitos, com sintomas de dengue, e também fazendo a retirada e controle de larvicida do local. O nosso trabalho sem dúvida é muito importante, mas o da população também é fundamental. Temos mais de 94 mil imóveis em nosso município e não conseguimos estar em todas as residências ao mesmo tempo. Por isso pedimos que os munícipes observem seus quintais e que, quando um agente for até o local, que liberem a entrada para essa fiscalização minuciosa. Pelos nossos estudos e pesquisas mais de 90% dos criadouros não estão em terrenos e sim dentro da casa do rio-clarense”, orientou Val Bordin, que é responsável pelo setor de combate a endemias do CCZ.

No telefone 156 é possível denunciar casas de acumuladores e que possam ter criadouros do mosquito em potencial.

O Aedes aegypti transmite, além da dengue, a chikungunya, o zika vírus e a febre amarela (destas três últimas doenças ainda não há casos no município).

Alerta

“Na Baixada Santista já foram confirmados casos de chikungunya. Temos pela frente agora dois feriados prolongados. Caso as pessoas viajem para a praia, a orientação é para que façam uso de repelentes para prevenção e evitar posteriormente a contaminação em nosso município por essa doença”, alertou Val Bordin.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Engraxate: uma profissão que dá brilho