blank

Levantamento considera cidades com mais de 100 mil habitantes em todo país. Municípios da região ficam a frente no ranking que traz normas ISO e Agenda ONU

O município de Rio Claro se classificou entre as 100 cidades mais sustentáveis do Brasil. O novo levantamento da Bright Cities traz o panorama envolvendo municípios com mais de 100 mil habitantes, um total de 319, e foi apresentado nesta semana. O ranking considera se as administrações municipais estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estabelecidos em 2015 para guiar o desenvolvimento dos países de maneira sustentável e também inclusiva.

Rio Claro ficou na 95ª posição e 40 indicadores divididos em cinco pilares temáticos foram investigados para se chegar às pontuações. O pilar Prosperidade traz avaliações da economia local, população e condições sociais, habitação e telecomunicação. O pilar Gestão tem como objetivo agregar indicadores que avaliam fatores que impactam a qualidade da gestão municipal com finanças e governança.

Já o setor de Bem-Estar leva em consideração uma série de indicadores que avaliam fatores que impactam diretamente a vida das pessoas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente. Segurança é outro pilar destacado com alguns indicadores considerados essenciais e de apoio e que avaliam o número de mortes relacionados a diversos fatores, trazendo assim uma avaliação de como a cidade está no quesito de segurança da vida de seus habitantes.

Por fim, a Infraestrutura é o quinto pilar para se avaliar serviços básicos como água potável, saneamento básico e eletricidade. Segundo o levantamento, o qual a reportagem do Jornal Cidade teve acesso, Rio Claro, no ranking geral, ficou atrás de várias cidades da região no top 100. Em primeiro lugar ficou Barueri (SP), como a mais sustentável do Brasil.

Araras apareceu na 10ª posição, enquanto outras cidades: Americana (15ª), Araraquara (42ª), São Carlos (59ª), Limeira (74ª) e Piracicaba (90ª). Este levantamento, diferente de outros já publicados no Brasil, considera exclusivamente indicadores relacionados à ISO 37120, além do programa de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.