Divulgação 

Em janeiro deste ano, o município de Rio Claro tinha um déficit de 1.155 vagas em creche. Por conta disso, a prefeitura foi acionada pelo Ministério Público que estabeleceu prazo de seis meses (180 dias) para a abertura de 300 vagas destinadas a crianças de zero a três anos e mais 150 até o fim do ano. Levantamento feito pela Secretaria Municipal da Educação aponta que o município superou essa meta nesta semana, bem antes do prazo previsto.
Até o dia 15 de maio foram criadas 343 vagas em quatro creches: Arlindo Ansanello (153 vagas), Jardim Esmeralda (120), Elpidio Mina (40) e Luiz Martins (30). As 343 novas vagas diminuíram em quase 30% a lista de espera em creches municipais. Outras 135 vagas foram criadas na pré-escola e 100 vagas no ensino fundamental.
“A educação é uma das prioridades do nosso governo. Assumimos o compromisso de ampliar o atendimento e dar manutenção nas escolas e isso vem acontecendo”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Em pouco mais de quatro meses de governo, duas escolas ganharam novas instalações: Arlindo Ansanello e Darci Reginatto. Ambas ocupavam prédios com estrutura precária que já não atendiam adequadamente os alunos e a equipe escolar.
A Escola Arlindo Ansanello, que atendia 28 crianças de zero a três anos, passou a atender 180, das quais 152 estavam na lista de espera. A Escola Darci Reginatto abriu mais 40 vagas de ensino fundamental, passando a atender 400 alunos. Além disso, a Escola Hélio Jorge dos Santos ganhou uma segunda unidade, as salas descentralizadas no Jardim Esmeralda que atende 240 crianças do Jardim das Nações 2, sendo 110 de creche e 130 de pré-escola.
O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, explica que as vagas criadas são em período parcial e integral. As 135 vagas de pré-escola, que atende crianças de 4 a 5 anos, são em regime parcial nas escolas Jardim Esmeralda (120) e Luiz Martins (15). Outras 100 vagas de ensino fundamental foram abertas dentro do projeto Presença Esperança, que atende crianças de 6 a 10 anos em período integral. Foram 75 vagas no projeto Brincando e Aprendendo e 25 no projeto Sol Nascente, ambos na região do Grande Cervezão.
A prefeitura continua trabalhando para ampliar ainda mais o número de vagas em creches. No mês passado foram retomadas as obras para construção de uma creche no bairro Terra Nova com capacidade para 120 vagas. “O contrato com a construtora tem previsão de 12 meses e esperamos que esse prazo seja cumprido para inaugurarmos a escola o quanto antes”, comenta o secretário Adriano Moreira. De acordo com ele, outros projetos estão em andamento para viabilizar a abertura de novas vagas nessa modalidade de ensino. Moreira conclui dizendo que nesse primeiro semestre a secretaria focou na ampliação do atendimento em creches. No segundo semestre os esforços serão concentrados nos serviços de manutenção nas escolas municipais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.