Uma imensa fila se formou na porta da agência da Caixa Econômica Federal na manhã dessa terça-feira (27), primeiro dia de atendimento após o fim da greve

Ednéia Silva

O movimento foi intenso nas agências bancárias nessa terça-feira (27), primeiro dia de retorno dos bancos públicos após o fim da greve. Os bancos privados reabriram por duas horas na segunda-feira (26) e retomaram o expediente normal nessa terça. Antes das 10 horas, horário de abertura das agências, imensas filas se formaram na porta de alguns bancos.

Foi o caso da agência da Caixa Econômica Federal da Rua 3, região central de Rio Claro. Márcio Rodrigo de Souza esperou por uma hora e meia para conseguir ser atendido. Segundo ele, a fila começou fora da agência antes da abertura e depois se estendeu pelo setor de atendimento.

Andréia Cristina dos Santos demorou um pouco menos. Em 45 minutos conseguiu resolver seu problema. “Foi demorado, mas achei que ia ser mais por causa da greve”, disse. Já Marcos Augusto de Freitas desistiu no meio do caminho. “Tenho pouco tempo de almoço e não vai dar para esperar. Vou tentar outro dia”, comentou ao sair da agência.

Uma imensa fila se formou na porta da agência da Caixa Econômica Federal na manhã dessa terça-feira (27), primeiro dia de atendimento após o fim da greve
Uma imensa fila se formou na porta da agência da Caixa Econômica Federal na manhã dessa terça-feira (27), primeiro dia de atendimento após o fim da greve

A reportagem esteve no local por volta das 12 horas e ainda havia fila para entrar. Funcionárias do banco percorriam a fila fazendo um pré-atendimento para agilizar o processo. Algumas pessoas desistiam antes de entrar na agência. Sorte tinha quem podia resolver o problema nos caixas eletrônicos, onde o movimento estava tranquilo nesse horário.

Nos demais bancos a situação foi mais tranquila, apesar de também haver fila. A Caixa Federal recebe um fluxo maior de pessoas porque faz pagamento de vários benefícios sociais, além de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), seguro-desemprego, entre outros serviços.

Vale lembrar que o município tem lei que regulamenta o tempo máximo de espera na fila dos bancos. A Lei Municipal 3.521/2005 determina que as agências devem atender os clientes em no máximo 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de pico, como vésperas e pós-feriados. O usuário que se sentir prejudicado deve registrar queixa no Procon. O ideal é que o reclamante apresente a senha de atendimento, com horário de entrada e saída, para confirmar o tempo de espera.

O banco que descumprir a lei fica sujeito às penalidades previstas, que constam de advertência, seguida de multa. A Lei das Filas foi aprovada pela Câmara Municipal a partir de projeto de lei do ex-vereador Valdir Andreeta.

Os bancários encerraram a greve na maioria dos estados após aceitarem o reajuste de 10% nos salários e verbas salariais e 14% nos vales alimentação, refeição e a 13ª cesta. A categoria cruzou os braços no dia 6 de outubro e a paralisação foi encerrada entre segunda-feira (26) e terça-feira (27).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.