Residencial Jardim Bom Retiro mostra os sinais de abandono

403

Adriel Arvolea

Cavalo ‘ocupa’ moradia a ser entregue em projeto habitacional da prefeitura com a Caixa Econômica Federal
Cavalo ‘ocupa’ moradia a ser entregue em projeto habitacional da prefeitura com a Caixa Econômica Federal

O Residencial Jardim Bom Retiro, que fica na região sudoeste do município, ao lado do Novo Jardim Wenzel, tem 424 casas populares. Além das 216 unidades que foram entregues pelo Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, o bairro é formado por outras 208 casas construídas por intermédio do Pró-moradia, também do governo federal, e já com moradores definidos a partir de critérios sociais.

Apesar da definição, contemplados aguardam pela entrega dos imóveis. O prazo era dezembro de 2014. Segundo consta, foi prorrogado para janeiro e, agora, com previsão para fevereiro deste ano. “Entro em contato com a Secretaria da Habitação e recebo as mais diferentes desculpas. Ora é a chuva que atrasou a obra, ora é a construtora, enfim, só adiam a entrega. Não sabem de nada, não há uma definição. Eu, por exemplo, preciso da casa com urgência”, explica a contemplada Bianca da Cunha Silva.

A reportagem do Jornal Cidade esteve no residencial e constatou a situação do projeto. Há inúmeros imóveis vagos e outros inacabados. Por consequência, há sinais de abandono e vandalismo, com danos ao patrimônio. Vidraças quebradas e portas arrancadas reforçam os prejuízos. O mato cresce ao redor. Até cavalos estão ‘ocupando’ as moradias (foto).

Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Habitação esclarece que a entrega das casas no Residencial Bom Retiro segue dentro da normalidade. “O calendário de entrega das casas do Bom Retiro foi dividido em dois blocos. O primeiro já foi concluído e as casas, entregues há menos de 60 dias, em novembro. O segundo bloco está em fase final de construção e as casas começarão a ser entregues no mês que vem”, informa a prefeitura em nota.

Projetos

As casas do Residencial Bom Retiro foram construídas a partir de parceria entre a prefeitura e a Caixa Federal. Toda a infraestrutura do Jardim Bom Retiro está pronta, com água, esgoto, iluminação pública e energia elétrica já implantados. O Bom Retiro fica próximo dos bairros Novo Wenzel e Bonsucesso, região que está ganhando uma creche e tendo sua unidade de saúde ampliada.

Desde 2009, as iniciativas da prefeitura já resultaram em mais de mil moradias para as famílias que ganham até R$ 1.600,00. Na região sul da cidade, serão construídos mais 2.096 apartamentos, com a aplicação de R$ 200 milhões.

2 COMENTÁRIOS

  1. voces precisam voltar la pra ver esta até pior pois i mato ja esta alto e as vidraças quase nao exixte estamos no final de abriu e nada da entrega das casas abandono total

  2. estamos precisando da casa nos prometeram a entrega em dezembro passaram para janeiro depois pro fim de fevereiro depois começo de abriu e aqui vai meu desabafo a prefeitura esta fazendo o maior descaso de nos mutuarios demonstando total desrespeito e falta de etica e capacidade operacional e nos que nao temos recurços ficamos aqui na fila da amargura e desespero com o coração cheio de anciedade

Qual sua opinião? Deixe um comentário: