Prefeitura de Analândia e Ipeúna realizam campanha de vacinação contra a raiva

Vivian Guilherme

Prefeitura de Analândia e Ipeúna realizam campanha de vacinação contra a raiva
Prefeitura de Analândia e Ipeúna realizam campanha de vacinação contra a raiva

As cidades de Ipeúna e Analândia estão vacinando contra a raiva. Em Analândia, a vacinação acontece neste sábado (08), das 8h às 16h, na Praça do Coreto, no domingo (08), das 8h às 12h, no Cemitério, e das 13h às 17h, no CDHU. Já no dia 15 de novembro, será das 8h às 12h, no Jardim Progresso, e das 13h às 16h, no Portal. Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica de Analândia, pelo telefone 3566-1227.

Em Ipeúna, a vacinação acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em sítios da zona rural. Neste sábado (08), das 8h às 16h, na Praça André Reynier (Altos de Ipeúna). No dia 10 de novembro, no Horto Camacuã. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3576-9000, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Setor de Vigilância Sanitária.

Segundo a prefeitura de Ipeúna, o serviço é gratuito e todos os cães e gatos com idade a partir de três meses podem receber a vacina. A expectativa é a de que 1.200 animais sejam imunizados. O dono do animal deve tomar alguns cuidados na hora de leva-lo para ser vacinado. Os cães devem estar com coleira e guia. Já os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira.

De acordo com o técnico em Vigilância Sanitária, Miguel Carlos de Lima, a raiva é uma doença transmissível tanto para outros animais como para o homem. A transmissão ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. Miguel informou ainda que a manifestação da doença pode ocorrer do 20º dia do contato com o animal doente até o 90º dia, por isso, deve-se tomar cuidado e no caso de dúvidas, procurar uma Unidade de Saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.