Região tem programação para o Dia da Mulher

72

Da Redação

Centro de Convivência do Idoso recebe diversas atividades alusivas à data, nesta sexta-feira (06), tem Dança Circular
Centro de Convivência do Idoso recebe diversas atividades alusivas à data, nesta sexta-feira (06), tem Dança Circular

A Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social de Cordeirópolis promove nesta semana uma série de atividades relacionadas ao Dia da Mulher. As ações vão de palestras educativas a apresentações culturais.

Até o dia 5 de março o Centro de Convivência do Idoso (CCI) recebeu a Roda de Conversa com a equipe de Saúde e palestra sobre beleza e autoestima.

Nesta sexta-feira (06), o evento tem início a partir da 7h30, com uma caminhada com mulheres saindo dos postos de saúde em direção à Praça do Idoso. E, às 13h, no CCI, acontece a Dança Circular com atividades para a terceira idade envolvendo professores de educação física. Às 14h, também no CCI será realizada uma pintura coletiva em tela com professores do Sesi.

No sábado (07), a banda Souela realiza um show na Praça do CCI, com músicas de MPB, samba pop e xote. No domingo (08), ainda no CCI, acontece a missa de encerramento a partir das 19h, com o Padre Alexander da Paróquia de Cascalho. Além disso, durante esta semana todos os postos de saúde estarão com agenda ampliada para a realização do Papanicolau. As ações contam com apoio das Secretarias de Cultura, Saúde, Esporte e Lazer.

IPEÚNA

Em alusão ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, a Prefeitura de Ipeúna, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), realizará diversas atividades diferenciadas de prevenção à Saúde da Mulher, no período de 6 a 13 de março. De acordo com a coordenadora do PSF, Renata Abdalla Zani, estão previstas coletas de Papanicolau, testes rápidos de sífilis e HIV, palestras, chá da tarde, dinâmica e sorteio de brindes. “Nosso objetivo é valorizar e homenagear a mulher ipeunense e, para isso, programamos diversas atividades voltadas à prevenção da saúde da mulher”, explica.

A abertura está prevista para a sexta-feira (6), às 13h, com um Chá da Tarde, no Centro Comunitário “Armando Zamboni”. “Teremos algumas palestras voltadas para a prevenção e promoção da saúde da mulher, dinâmicas, sorteio de brindes, além de um delicioso chá com guloseimas e a possibilidade de uma integração e confraternização das mulheres”, comenta Renata.

Nos dias 9, 11 e 13, das 8h às 15h, serão realizadas coletas de exame citopatológico (papanicolau), na Unidade de Saúde da Mulher (PSF). Renata esclarece que os exames só serão realizados mediante agendamento prévio. “O Papanicolau é um exame simples e um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. Tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70%. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Quando descoberto no início, ele é plenamente curável”, explica a coordenadora.

No período de 9 a 13, também das 8h às 15h, as mulheres poderão fazer o teste rápido de sífilis e HIV. A Sífilis é uma doença infecciosa transmitida principalmente nas relações sexuais sem uso de preservativo e, de mãe para filho durante a gravidez. Já o diagnóstico precoce do paciente HIV positivo permite a assistência adequada e oportuna. O resultado dos exames sai na hora e todas as mulheres estão convidadas a participar desta ação de promoção da saúde.

O vereador Alécio Pazetto, autor do projeto de Lei no 956, que instituiu a Semana da Mulher em 13 de maio de 2011, enfatiza que o evento é muito importante para a valorização da mulher.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: