Sempre muito aguardado pela população que está com dívidas com a Prefeitura de Rio Claro, o programa de refinanciamento fiscal não será realizado em 2021. Há semanas que se tem falado sobre a ausência do Refis, que historicamente acontece no fim de ano após passar por aprovação na Câmara Municipal. Em entrevista ontem (22) na Rádio Jovem Pan News, o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) reforçou que o programa não vai acontecer, mas que deve voltar no ano de 2022 e ainda fez críticas.

“Nos últimos anos virou tradição em Rio Claro a exceção virar a regra. O PID, ou Refis, deve ser visto como uma exceção. Temos como regra pagar nossas obrigações em dia, entretanto, como o equilíbrio fiscal do município nos últimos anos vem balançando muito, o que os últimos prefeitos fizeram? Lançavam o PID para arrecadar dinheiro no fim do ano para pagar décimo terceiro dos servidores e pagar contas. Como nós fizemos um trabalho sério, de gestão, organizamos a casa, vamos terminar com dinheiro em caixa e por isso não fizemos o Refis”, explica.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, a pedido de setores como o próprio Poder Legislativo, indústrias e comércios, a Prefeitura estuda retomar o programa no próximo ano de 2022. “Estamos estudando, excepcionalmente, a tentativa de fazer o PID/Refis não para o fim do ano, mas em janeiro ou fevereiro para socorrer aqueles que sofreram com a pandemia. Embora essa seja uma prática de má gestão, houve a pandemia e que atrapalhou a vida de muita gente. Devemos dar uma oportunidade”, acrescenta Gustavo.

Refis Daae

Já o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) promove o seu Refis até o dia 29 de dezembro. Com até 100% de desconto nos juros e multas, além de outras condições de pagamento, o refinanciamento fiscal é uma oportunidade para que os usuários quitem suas dívidas com a autarquia. Mais informações no telefone 0800-505-5200.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.