Animais na Avenida Ulysses com a Avenida 22-A

Carine Corrêa

Animais soltos em frente ao NAM, na Rua 6 do Cervezão. Na foto detalhe, animais na Avenida Ulysses com a Avenida 22-A
Animais soltos em frente ao NAM, na Rua 6 do Cervezão. Na foto detalhe, animais na Avenida Ulysses com a Avenida 22-A

A circulação de animais de grande porte em área urbana pode acarretar em acidentes, principalmente a esses animais. O assunto é polêmico na cidade, já que depois da extinção da Vigilância Patrimonial, o serviço de recolhimento de animais pelo poder público até então estava desativado.

Nesta segunda-feira (16), a reportagem do Jornal Cidade questionou o município sobre o serviço de recolha desses animais. Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Rio Claro informou que “já disponibiliza de área para receber esses animais”. O espaço está anexo ao terreno onde está sendo construído o canil, no Distrito Industrial.

Para o atendimento de animais de grande porte, o governo municipal disse ainda que “atua mediante denúncia e procura identificar o proprietário”.

Em janeiro deste ano, uma reunião entre autoridades do município discutiu a criação do Departamento de Proteção de Animais em Rio Claro. Ao novo departamento caberá a responsabilidade na questão do recolhimento dos animais de grande porte. Haverá ainda uma Divisão de Fiscalização e Resgate Animal, que terá, entre outras incumbências, o atendimento de denúncias de maus-tratos, aplicando sanções, além de acompanhar o resgate animal e promover campanhas de conscientização e educação sobre a questão animal.

A Prefeitura não divulgou a previsão de funcionamento do novo departamento. Justificou apenas que está “restando sua estruturação para se somar aos esforços da prefeitura em oferecer melhores condições de atendimento aos casos envolvendo animais”.

Na ocasião ainda foi discutido a transferência do canil do centro da cidade para o Distrito Industrial. De acordo com a administração, o processo de construção do novo canil caminha para uma terceira etapa. “A prefeitura, por intermédio da Sepladema, atende animais de pequeno porte submetidos a maus-tratos recolhendo-os para a assistência devida”, finalizou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.