Favari Filho

 

generateImage33

Dados divulgados nessa semana pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostram que o número de casos de dengue confirmados em abril caiu 73,9% na comparação com o mês de março de 2015.

Os números avaliados têm por base os dados registrados pelos municípios paulistas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Entretanto, segundo análise empreendida pelo Jornal Regional, muitos números informados neste cadastro não condizem com os divulgados pelas prefeituras.

É o caso de Rio Claro, que segundo registro da Secretaria do Estado e Ministério da Saúde, tinha até 4 de maio, 3.730 casos confirmados. Número bastante inferior ao divulgado na imprensa pela Prefeitura, que contabilizava até 4 de maio, 14.061 doentes. Os demais municípios pesquisados pelo JR também apresentavam discrepâncias, entretanto, de poucos números no comparativo.

Sobre o assunto, a secretaria estadual informou ao JR que as prefeituras têm até três meses para comunicar os casos de dengue, para que sejam contabilizados pelo sistema. Porém, todas são obrigadas a informar os dados ao Sinan, fato que auxilia o Governo a prever ações e destinar recursos aos municípios.

A Prefeitura de Rio Claro foi questionada sobre o motivo pelo qual os números ainda não foram atualizados, porém até o fechamento desta edição a assessoria de imprensa não enviou resposta.

RANKING

Se o número de casos em Rio Claro estivesse atualizado no sistema estadual, a Cidade Azul estaria elencada como o quarto município do Estado com o maior número de casos de dengue – isso sem segmentar por número de habitantes, o que elevaria ainda mais a posição no ranking.

De acordo com dados divulgados pela assessoria na última sexta-feira (8), o município contabilizava 14.763 casos. Segundo material encaminhado, a procura por atendimentos no Centro de Triagem e Hidratação (CTH) – tenda montada para atender especificamente os picados pelo mosquito – diminuíram.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.