Árvore localizada no Jardim Público caiu sobre a rede de energia, deixando parte da área central sem luz.

Ednéia Silva

Árvore localizada no Jardim Público caiu sobre a rede de energia, deixando parte da área central sem luz.
Árvore localizada no Jardim Público caiu sobre a rede de energia, deixando parte da área central sem luz.

A chuva que caiu na terça-feira (17) causou alguns estragos na cidade. Foram registradas várias ocorrências, como quedas de árvores e buracos abertos no asfalto. O volume de chuva dos últimos três dias atingiu 102 mm (milímetros), o que fez o município sair do estado de observação para o estado de atenção, conforme escala de monitoramento da Operação Verão 2015, realizada pela Defesa Civil, que visa combater enchentes, deslizamentos e eventuais desastres naturais.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi, explica que desde domingo (15) as equipes vêm trabalhando intensamente para atender as ocorrências causadas pelas chuvas. No domingo houve queda de muro sobre um veículo na Avenida 28 com a Rua 1-A, deslizamento de terra e queda de poste em Ferraz.

Na segunda-feira (16) a enxurrada abriu um buraco no asfalto da Avenida 16 com a Rua 6. Um carro caiu na vala e precisou ser retirado por populares. Também foi registrado alagamento no cruzamento da Rua 14 com a Avenida Visconde do Rio Claro. No Jardim Panorama, a Defesa Civil foi acionada para atender uma ocorrência de um princípio de incêndio em um poste de energia, causado por um curto-circuito na rede. A Elektro foi acionada para fazer os reparos.

A terça-feira (17) registrou grande volume de chuva: 60,8 mm, segundo medição feita pela Defesa Civil. Com isso, houve queda de um muro sobre residência no Parque Universitário. Não houve feridos. Na Rua 18, entre as avenidas 5 e 7, no bairro Jardim Claret, o asfalto voltou a ceder, abrindo um buraco naquela via. No último dia 12, problema similar já havia ocorrido, quando um caminhão da coleta de lixo ficou preso na vala.

Na madrugada de quarta-feira (18), uma árvore de grande porte, de aproximadamente 20 metros de altura, do Jardim Público, caiu sobre a rede de energia na Rua 4. Por conta disso, bancos e lojas das imediações ficaram sem luz durante toda a manhã.

As equipes da Elektro foram acionadas para resolver o problema. Foi preciso fechar o trânsito em parte da Avenida 4 e da Avenida 2, o que causou congestionamento de veículos na Rua 3. A Guarda Civil Municipal foi acionada para ajudar a controlar o tráfego. Outra queda de árvore de médio porte foi registrada na Avenida 6, entre as ruas 3 e 4, região central da cidade.

A assessoria de imprensa da Elektro informou que três equipes trabalharam nos reparos na Rua 4. Os trabalhos foram iniciados no começo da manhã e avançaram durante toda a tarde. A equipe da Secretaria Municipal de Manutenção e Paisagismo trabalhou durante boa parte do dia.

O titular da pasta, secretário Sérgio Guilherme, informou que a árvore era sadia. Disse, ainda, que sua pasta, em conjunto com outras secretariais municipais, tem realizado um trabalho preventivo, de poda e remoção de árvores que oferecem riscos à população.

ENTREVISTA

Danilo de Almeira, coordenador da Defesa Civil de Rio Claro, participou do Jornal da Manhã, na manhã desta quinta-feira (19), para falar sobre esse assunto. Para conferir, basta clicar no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.