Divulgação 

Cinquenta e cinco alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Darci Reginatto participaram na manhã desta quarta-feira (14) da formatura do projeto Guarda Educacional (Geduc), que atua na prevenção e combate ao uso de drogas com base no eixo temático “Drogas, não entre nessa”. Para receber a certificação, os estudantes participaram da capacitação ao longo deste semestre. A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da própria escola e contou com a participação de pais e familiares dos formandos, além de professores e autoridades.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta a importância do Geduc. “O projeto é necessário, principalmente nesse momento em que estamos perdendo tantos jovens para as drogas”, comenta. Juninho também lembra que a Polícia Militar realiza trabalho similar com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). “Esses projetos são sementes plantadas que precisam ser regadas pelas famílias para que dêem frutos. Hoje vivemos uma grande inversão de valores e as famílias têm papel fundamental no cuidado e educação das crianças que são o nosso futuro”, afirma.

Os professores e toda a equipe escolar aprovaram a iniciativa e resultados obtidos com o projeto. “O projeto Geduc permite aos alunos ampliar seu conhecimento e aprender sobre o perigo das drogas”, destaca Daniela Genizelli Calore, diretora da escola. E as lições do projeto foram bem assimiladas pelos estudantes. A pequena Eduarda Aparecida França de Oliveira, de 8 anos, disse ter aprendido a não usar drogas porque elas “causam vício e deixam as pessoas doentes”. Palavras repetidas por Davi Micael da Silva Moreira, de 9 anos, para quem o uso das drogas é muito ruim. Ambos afirmam estar disseminando o que aprenderam com a família e amigos.

A instrução dos alunos no Geduc é feita pelas guardas municipais Sabrina Roberta Cristofoletti e Luciene Oliveira. “A formatura é uma forma de valorizar as crianças, mostrar que elas são importantes e que têm a opção de fazer boas escolhas. Não basta apenas educar, é preciso acreditar e nós acreditamos no trabalho que desenvolvemos com elas”, declara Luciene.

Também participaram da cerimônia de formatura do Geduc, o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo e os vereadores Julio Lopes e Seron do Proerd. Novas turmas serão diplomadas neste mês, sendo a próxima formatura no dia 23 de junho, às 8 horas e às 14 horas, na Escola Municipal Sylvio de Araújo, no bairro São Miguel. Neste semestre, 340 estudantes da rede municipal de ensino vão ser diplomados pelo Geduc, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.