O Laboratório de Estudos da Postura e da Locomoção organiza e o PROPARKI organizam todos os anos dois eventos específicos sobre a doença

Da Redação

O Laboratório de Estudos da Postura e da Locomoção organiza e o PROPARKI organizam todos os anos dois eventos específicos sobre a doença
O Laboratório de Estudos da Postura e da Locomoção organiza e o PROPARKI organizam todos os anos dois eventos específicos sobre a doença

O programa de atividade física para pacientes com doença de Parkinson (PROPARKI), vinculado ao Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, segue com as inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (12), e pretende continuar atendendo com excelência os pacientes.

O projeto de extensão é coordenado pela Profª Drª Lilian Teresa Bucken Gobbi e teve início em 2005. Atualmente, cerca de setenta pessoas são atendidas por vinte e cinco alunos da graduação e da pós-graduação, que auxiliam no planejamento, aplicação e avaliação das atividades. Antes do início das atividades, que acontecem três vezes por semana com sessões de uma hora cada, todos os pacientes são submetidos a uma bateria de avaliações cognitivas, funcionais e clínicas.

Os interessados em participar do programa devem apresentar um atestado do médico responsável pelo tratamento, além de estar fazendo uso dos medicamentos específicos para a doença. Para se inscrever, basta se cadastrar no Laboratório de Estudos da Postura e da Locomoção (LEPLO), no Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro. A inscrição acontece durante o ano todo e a participação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3526-4365.

PARKINSON

A doença de Parkinson apresenta cinco estágios diferentes que vão de 1 a 5. No programa desenvolvido em Rio Claro pelos profissionais do Departamento de Educação Física, as atividades são planejadas para os pacientes que se encontram nos estágios de 1 a 3. O objetivo do projeto é a prevenção de agravos em estágios mais avançados, promovendo, assim, o bem-estar tanto do paciente, quanto de seus familiares. Por meio de cursos e palestras, intercâmbios e congressos, os resultados e propostas do programa têm sido apresentados para a comunidade acadêmica. No ano passado, por exemplo, foi lançado pela editora CRV o livro Doença de Parkinson e Exercício Físico, organizado pela Profª Drª Lilian Teresa Bucken Gobbi, Prof. Dr. Fabio Augusto Barbieri e Prof. Dr. Rodrigo Vitório.

EVENTO

O Laboratório de Estudos da Postura e da Locomoção (LEPLO) e o PROPARKI organizam todos os anos dois eventos específicos sobre a doença de Parkinson. Em 2015, o VI Encontro PROPARKI acontece no próximo dia 10 de abril e é destinado a pacientes, cuidadores e familiares, com palestras informativas sobre a doença. A participação é gratuita. Já a IV Jornada de Estudos da doença de Parkinson, com o tema Neurociência, Atividade Física e Saúde, será realizada no dia 11 de abril, também na UNESP, porém é destinada somente a estudantes e profissionais da saúde. Haverá espaço para apresentação de trabalhos, palestras e workshops. Mais informações sobre programação, taxas de inscrição e envio de trabalho no site: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/ib/.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.