Reverendo Juliano Bernadino de Godoy embarca para Inglaterra, país onde a Igreja Anglicana é religião oficial

Lourenço Favari

Reverendo Juliano Bernadino de Godoy embarca para Inglaterra, país onde a Igreja Anglicana é religião oficial
Reverendo Juliano Bernadino de Godoy embarca para Inglaterra, país onde a Igreja Anglicana é religião oficial

O reverendo da Igreja Anglicana de São Jorge de Rio Claro, Juliano Bernardino de Godoy, viaja para Londres, na Inglaterra, neste domingo (9), onde permanece até 29 de agosto. O motivo da viagem foi um convite do reverendo Valmor A. Pimenta para substituí-lo na coordenação da Parish All Souls, no bairro Harlesden. “Vou substituir o reverendo por este tempo, que vai tirar um descanso. Ele vai me acompanhar uma semana e depois já se afasta das atividades. Lá vou trabalhar com brasileiros, espanhóis, além de ingleses”, explicou o religioso.

Godoy, que já esteve na Inglaterra a passeio, pretende aproveitar para conhecer a região, já que possui formação e interesse em história, sobretudo ligada à religião. “Na Inglaterra, a Igreja Anglicana é uma das poucas que são oficiais do Estado. Tanto que é conhecida apenas como Igreja da Inglaterra”, explica.

Ele acredita que a experiência latino-americana vai contribuir em sua estadia no território inglês. “É de muita importância à Europa perceber que é possível fazer uma nova evangelização”, afirma Godoy, que está atento às transformações da sociedade. “Se você não souber o que está ocorrendo no mundo, que tipo de pregação vai fazer?”, questiona ao afirmar que norteia a vida com a bíblia em uma mão e o jornal e os livros na outra, em referência ao conhecimento.

INÍCIO

Godoy já tinha histórico religioso quando iniciou o trabalho para formação da Igreja Anglicana em Rio Claro. “Comecei em 2012 como uma missão, na cozinha da minha residência. Depois expandi para a garagem”, lembra ao destacar que atualmente a igreja possui prédio próprio e comunidade com cerca de 60 membros.

Na Central Anglicana de São Paulo, ele foi ordenado diácono no dia 15 de junho de 2014 e, no dia 11 de abril deste ano, foi ordenado presbítero (padre anglicano) da Igreja Anglicana de São Jorge de Rio Claro.

Atento às mudanças e interessado em expandir sua comunidade religiosa, finaliza: “A igreja Anglicana tem um modo diferente de professar a fé cristã”.

ANGLICANA

De acordo com Godoy, a Igreja Anglicana tem tradição católica com a renovação. Ou seja, a igreja é aberta, liberal e democrática, na qual os elementos se conjugam e se completam, buscando equilíbrio entre a herança anglicana e as necessidades do presente.

CHEFE

A rainha da Inglaterra é considerada chefe da Igreja Anglicana. Godoy diz que naquele país há vínculo de ambas as partes, monarquia e clero, para o bem do povo. Assim, quando de interesse comum, uma instituição consulta a outra e vice-versa.

TEMAS

Temas polêmicos em outras religiões, como casamento de divorciados, são tratados de forma liberal. É o caso da utilização de métodos contraceptivos. “Cremos e apoiamos o planejamento familiar apoiado pela ciência, que é dom de Deus para a humanidade”, diz Godoy.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.