Professores e diretores da Apeoesp participaram da sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira (23)

Ednéia Silva

Professores e diretores da Apeoesp participaram da sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira (23)
Professores e diretores da Apeoesp participaram da sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira (23)

Os professores da rede estadual de ensino realizam nesta quinta-feira (26) uma vigília em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Educação, na Praça da República, para exigir a abertura de negociações com a categoria. As unidades regionais da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) estão mobilizando os docentes para participar da manifestação. Na sexta-feira (27) será realizada mais uma assembleia estadual a partir das 14 horas no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo).

A Apeoesp de Rio Claro está tentando organizar um grupo para participar da vigília na capital. No momento, o município tem 54 professores em greve segundo levantamento feito pela entidade. Na segunda-feira (23) eram 23. O comando de greve formado pelo sindicato tem percorrido as escolas para conversar com os docentes para esclarecer dúvidas e aumentar a adesão ao movimento. Nesta sexta-feira (27) será realizada mais uma assembleia estadual em São Paulo. Um grupo de Rio Claro irá participar da manifestação.

A paralisação começou no último dia 16. Os números da greve são divergentes. Enquanto a Apeoesp afirma que a paralisação atinge 59% da categoria, o que equivale a 137 mil docentes, o governo do estado informa que apenas 2,4% aderiram à paralisação. A Apeoesp acusa o governo de tentar desqualificar a mobilização. A categoria faz uma série de reivindicações sendo a principal o reajuste de 75,33% para equiparar o salário dos professores estaduais com as demais categorias com formação de nível superior.

CÂMARA

O diretor da Apeoesp, Ademar de Assis Camelo, falou sobre a greve na Tribuna Livre da Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (23). O diretor comenta que a participação teve resultados positivos. Segundo ele, é o momento de procurar apoio em todos os espaços disponíveis. Além de usar a tribuna, a Apeoesp pediu aos vereadores uma moção de apoio à greve.

MANIFESTAÇÃO

Nas redes sociais está sendo veiculado convite para uma manifestação às 12 horas no Jardim Público, em Rio Claro, nesta quinta-feira (26). A atividade faz parte do Dia Nacional de Luta pela Educação. Serão realizados vários atos pelas capitais e cidades do País.

A manifestação é um protesto contra os cortes realizados pelo governo federal nas instituições de ensino federais e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o sucateamento da educação no Estado de São Paulo por parte do governo estadual. Mais informações podem ser obtidas no Facebook, através do link.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.