A dengue é uma arbovirose urbana transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Resultado foi passado ao município pelo Instituto Adolfo Lutz

O município de Rio Claro recebeu nesta quarta-feira (6) a confirmação do primeiro óbito por dengue no ano de 2024.

O óbito estava em investigação desde o mês passado. Exames preliminares já apontavam para a doença, o que foi confirmado nesta quarta-feira (6) no laudo liberado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Veja também:

VÍDEO: uso de repelentes é alternativa de proteção contra Dengue
VÍDEO: Dengue tem quatro tipos de vírus e reincidência é muito comum

A Vigilância Epidemiológica também anunciou nesta quarta-feira o registro de um caso de dengue do tipo 2 (DENV-2) o que aumenta a preocupação com a transmissão da doença. “Nos anos de 2022 e 2023, o município registrou somente o vírus circulante do tipo 1 (DENV-1)”, explica Valeska Hamori Canhamero, responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Até agora, Rio Claro registrou 221 casos de dengue neste ano.

A população deve colaborar com o combate à dengue, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes e evitando o acumulo de água em recipientes.

Outra orientação do setor de vigilância epidemiológica é para que em caso positivo de dengue numa residência todos os demais moradores ou frequentadores utilizem repelente.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.