Situação das represas que abastecem Cordeirópolis está crítica gerando risco de colapso no abastecimento

Vivian Guilherme

Situação das represas que abastecem Cordeirópolis está crítica gerando risco de colapso no abastecimento
Situação das represas que abastecem Cordeirópolis está crítica gerando risco de colapso no abastecimento

Teve início na quarta-feira (04) o sistema de racionamento de água em Cordeirópolis. Desde a metade do ano passado, o abastecimento na cidade funcionava com o sistema de rodízio e agora segue racionamento que compreende abastecimento em toda cidade, todos os dias, somente dentro do horário das 9 às 21h. O presidente do SAAE, Giovane Genezelli, explica que no formato anterior os moradores ficavam 12 horas sem água e 36 horas com abastecimento, no novo sistema o fornecimento de água é feito por 12 horas, contra 12 horas sem água.

Genezelli comenta que ainda é cedo para precisar a economia do novo sistema, mas que a avaliação do primeiro dia de racionamento é bastante positiva. O presidente do SAAE explica que cortar o abastecimento à noite foi a melhor opção encontrada, pois é nesse período que a água tem maior pressão, por ter menos uso, o que aumenta as perdas de água no caso de vazamentos.

Outro motivo é porque havia denúncias de pessoas que aproveitavam o período noturno para encher piscinas, lavar calçadas e telhados, por não haver fiscalização. “Agora só tem água no período que é possível fiscalizar”, observa Genezelli.

INVESTIMENTOS
Nesta última semana começou a ser feita a transposição da Represa da Figueira. A ação tem como meta recompor a represa do Cascalho, que atualmente está no volume morto, e deve aumentar em 10% o volume de água bruta. “Temos também as obras de captação da Zona Sul da Bacia do Ibicaba, que já estão em fase final e vão garantir um aumento de 30% no volume de água do município”, comenta.

Atualmente a água de Cordeirópolis vem sendo captada de Cavas de Argila e da represa do Barro Preto. Entretanto, o volume de água da primeira cava explorada já teve 70% do seu volume usado. O SAAE informa também que irá intensificar as fiscalizações em todos os bairros nos próximos dias.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.