A prefeitura de Rio Claro continua com trabalho intensivo nos serviços de limpeza e manutenção da cidade. No sábado (17), data do Dia Mundial da Limpeza, não foi diferente. Ação realizada na Estrada Velha de Batovi resultou no recolhimento de 42 caminhões de lixo e entulho, o equivalente a 336 toneladas de material depositado indevidamente ao longo da via.

“Mobilizamos servidores, máquinas, veículos e equipamentos em um trabalho conjunto de diversas secretarias para essa ação intensificada que serve de alerta para importância da destinação correta de resíduos”, frisa o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leandro Geniselli.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ronald Penteado, destaca o papel fundamental da comunidade para que a cidade fique limpa. “Manter os bairros, áreas e e vias públicas em ordem é uma das nossas prioridades, mas para isso é necessário que todos colaborem”, comenta, lembrando que, quando a população faz sua parte, a prefeitura consegue dar maior agilidade à limpeza do município. Da força-tarefa de sábado na Estrada Velha de Batovi também participaram equipes da Secretaria Municipal de Obras.

As ações de limpeza e manutenção da cidade são feitas ininterruptamente e atendem todas as regiões. Uma das preocupações neste momento é que, em breve, com o período de mais chuvas e maior incidência do sol, o mato vai crescer mais rápido, dificultando os serviços. Com menos sujeira nas vias públicas e terrenos, esse problema pode ser mais facilmente contornado.

Todos os bairros de Rio Claro contam com coleta de lixo domiciliar três vezes por semana. O município possui sete ecopontos que abrem de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, aos sábados das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados das 8 horas ao meio dia.

Os ecopontos recebem quase todo o tipo de material, com exceção do orgânico, que deve ser deixado para coleta domiciliar.

Além disso o município conta com caminhão cata bagulho, que recolhe uma vez por mês, porta a porta, móveis velhos e materiais inservíveis, sem que os moradores precisem sair de casa. Basta deixar o descarte na calçada em frente de casa pela manhã, no dia em que o caminhão passa no bairro. A comunidade também conta com serviços de coleta seletiva de lixo, realizados pela prefeitura em parceria com cooperativas de catadores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.