Foto: Divulgação/PMRC

Reunião na Câmara Municipal com Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana traz informações sobre situação no transporte público de Rio Claro

A reunião realizada nessa segunda-feira (15) pela Câmara Municipal para discussão sobre os problemas que vem sendo registrados no transporte público coletivo não contou com a presença da nova concessionária que presta o serviço, a Sou Rio Claro. A empresa alegou que outros compromissos previamente agendados impossibilitaram a ida dos representantes ao Poder Legislativo. Ainda assim, sem os esclarecimentos da prestadora, os vereadores realizaram a reunião com o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Luz.

De acordo com o secretário, o prazo de adequações já venceu. “A partir de junho já conseguimos multar e mexer na questão financeira da empresa. Já terminou o prazo de implantação. Já estamos notificando, encaminhamos as reclamações da Câmara até para o diretor da empresa para saber o que está acontecendo em Rio Claro. Estamos oficiando, eles estão sabendo de tudo”, afirma. São cerca de até 280 mil passageiros mensais utilizando do serviço.

São muitas as reclamações registradas pelos munícipes quanto ao transporte coletivo, entre elas a velocidade o qual os motoristas conduzem os veículos. Segundo Luiz, a maioria deles é da antiga concessão da Rápido SP. “Outros não quiseram ficar, mas teve também contratação de motoristas novos. Ainda estamos precisando, há um déficit de 20 motoristas. Eles estão fazendo cursos. Esse ônibus novo é equipado com registrador de velocidade e estamos acompanhando isso”, declara.

O secretário, inclusive, fez uma denúncia. “Algumas atitudes de motoristas estão levantando ‘alguma lebre’. A gente está investigando, colocando pessoas nossas dentro do ônibus para andar e indagam os motoristas do ‘por que atrasa tanto?’. E o motorista fala ‘reclama bastante lá, quem sabe não troca a empresa’. Isso é uma atitude de quem não quer ficar”, afirma Luiz Luz. A Mobilidade Urbana, ainda, reconhece a situação ainda não foi passada oficialmente para a concessionária Sou Rio Claro. “Não é normal, estamos há muito tempo e nunca ocorreu tanta reclamação em tão pouco tempo”, diz.

Luz lembra que, apesar da mudança nos veículos, os acidentes são variados e a empresa conta com apoio dos agentes de mobilidade urbana se houver necessidade. A concessionária opera no município desde 30 de dezembro. De janeiro até abril, foram mais de 30 notificações ao grupo responsável pela operação do serviço. Participaram da reunião os vereadores Hernani Leonhardt, que presidiu o encontro, também Alessandro Almeida e Serginho Carnevale, os três da Comissão de Administração Pública, ainda os vereadores Julinho Lopes, Adriano La Torre, Geraldo Voluntário e Sivaldo Faísca.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.