Praça Vereador Silas Bianchini está limpa e com mato cortado, mas tem bancos quebrados

Da Redação

Praça Vereador Silas Bianchini está limpa e com mato cortado, mas tem bancos quebrados
Praça Vereador Silas Bianchini está limpa e com mato cortado, mas tem bancos quebrados

Em janeiro de 2003, a praça da Avenida 50, esquina com a Rua 2-A, Jardim Primavera, recebeu o nome Vereador Silas Bianchini. Muito antes disso, numa época que não existia o pontilhão nas imediações e o entorno era cercado por mato, ali era um espaço vazio.

Um morador, então, decidiu plantar algumas árvores no local e a vizinhança começou a cuidar da área. A iniciativa cresceu, o espaço ganhou nova paisagem e foi transformado em praça, mas só em 2003 é que recebeu o nome que presta homenagem ao ex-vereador de Rio Claro.

Diferente de outras áreas, está limpa, com mato cortado e organizada. Tem bancos quebrados e falhas na iluminação, mas a presença de moradores colabora para a sua manutenção e o bom convívio diário. Aos finais de semana, frequentadores de um bar próximo aproximam as cadeiras para aproveitar a sombra das árvores. Também, as crianças e adolescentes que jogam futebol na área.

Tanto empenho não é de hoje. Em 2008, o Jornal Cidade publicou matéria sobre a praça em que destacava a união da comunidade em mantê-la conservada. Cansados de esperar pela iniciativa do poder público em limpar e cuidar do espaço, eles se uniram e colocaram em prática um verdadeiro mutirão da limpeza em prol do local. “Cada um ajudou um pouco, emprestamos uma máquina de cortar grama e todos ajudaram a limpar, cortar, pintar as guias, até as crianças”, contou na época a comerciante Cecília Angélica Schiavon.

Para muitos moradores das imediações da Silas Bianchini, a praça é o local de encontro dos amigos de infância e, também, usada para recreação e diversão dos filhos. Serve de exemplo de bom uso e cuidados com o espaço público, principalmente funcional.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.