Hoje a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Polícia Civil de Rio Claro, esclareceu um crime ocorrido no dia 26 de janeiro de 2023, quando um homem em um veículo prata abandonou 2 filhotes de cães numa praça em frente ao Núcleo Especial Criminal (Necrim) de Rio Claro, no Jardim São Paulo.

Realizadas inúmeras diligências somadas a denuncias anônimas, foi possível chegar ao autor dos fatos. Nesta quarta-feira (08), o suspeito esteve na DIG e admitiu o abandono dos animais, alegando que um deles estava doente e que fez isso pensando que outra pessoa poderia pegar e cuidar dos animais.

Polícia Civil encontra homem que abandonou dois filhotes de cães em praça pública.
Os filhotes abandonados foram medicados e passam bem.

O autor e sua esposa autorizaram a visita dos policiais da DIG e de representantes da ONG UPARC, que constataram ser insalubre o local em que estavam outros 3 animais na posse do casal. Todos foram recolhidos e encaminhados ao veterinário. Os custos ficaram a cargo da ONG UPARC e já ultrapassam o valor de R$ 2.000,00.

Importante frisar que o casal concordou com a retirada dos animais, relatando ainda que não terão mais cachorros na residência.

No total, foram 5 cães resgatados, sendo 2 abandonados e acolhidos por funcionárias do NECRIM e outros 3 recolhidos na residência do autor.

Polícia Civil encontra homem que abandonou dois filhotes de cães em praça pública.
Imagem: Divulgação/DIG.

Os dois cães abandonados já foram devidamente medicados e liberados. Os outros 3 animais seguirão fazendo exames e em breve estarão disponíveis para adoção responsável.

A Polícia Civil reafirma seu empenho e dedicação com o bem-estar animal em Rio Claro e seguirá cumprindo seus trabalhos de acordo com a lei. Abandono de animal e maus tratos é crime, com pena de 3 a 5 anos de prisão.

“Frisamos a importância da população realizar denúncias de todo tipo de crime. Podendo ser realizada direto na delegacia com os policiais ou pelo disque denúncia 181. Estas denúncias auxiliam na elucidação dos crimes”, destacou o Delegado de Policia Titular da DIG de Rio Claro, Alexandre Socolowski.