Imagem ilustrativa. Foto: Marcos Santos/USP.

Acontece no dia 29 de março, no Claretiano Centro Universitário, o Seminário de Polícia Judiciária da Delegacia Seccional de Rio Claro, que faz parte do Deinter -9 de Piracicaba. O evento vai reunir diversas autoridades e é aberto ao público em geral, porém são disponibilizadas 240 vagas, sendo importante aos interessados realizarem a inscrição previamente.

A Polícia Civil definiu como tema: “Violência Doméstica: como identificar, como agir”, visto que a evolução da sociedade se torna cada vez mais complexa, digital e menos fraterna em suas relações, vem estimulando a ocorrência de delitos com novas motivações e novos “modus operandi”. “Se pudéssemos separar em classes, diríamos que os eventos sociais que ensejam atuação do sistema de segurança e de justiça poderiam ser classificados em três: delitos praticados por organizações criminosas, delitos comuns e delitos de intolerância. Dentre estes últimos, estão aqueles ocorridos dentro do ambiente de convivência das pessoas, geralmente o lar, que deveria ser seu asilo inviolável. Sua ocorrência e suas motivações têm merecido forte atuação do Estado em suas mais diversas esferas. Porém, o sistema de segurança pública e de justiça, quando atuam, o fazem de forma a reprimir o delito já cometido. Quando, por envolverem motivações que decorrem, geralmente, da formação cultural dos envolvidos, deveríamos atuar, cada vez mais, de forma preventiva, a fim de evitar a ocorrência dos delitos”, observou o delegado seccional de Rio Claro Paulo Hadich.

Diante do cenário surgiu a necessidade de debater ações voltadas para o combate da violência doméstica, neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março), quando são celebradas muitas conquistas femininas de cidadania, dignidade e respeito ao longo dos últimos séculos, para alertar sobre os graves problemas de gênero que ainda persistem em nossa sociedade.

O simpósio é realizado pela Unidade de Ensino Policial – 9, da Academia da Polícia Civil, e operacionalizada pela Delegacia Seccional de Polícia de Rio Claro, em parceria com o Centro Universitário Claretiano e sua Faculdade de Direito.

Aberto ao público em geral, a expectativa é receber profissionais de todas as carreiras da Polícia Civil, além de disponibilização de vagas para: Claretiano Centro Universitário, Prefeituras e Câmaras Municipais, Superintendência de Polícia Técnico Científica, Polícia Militar, Guardas Civis Municipais, Poder Judiciário, Ministério Público, Consegs, OAB, todos da sub-região policial da Seccional de Rio Claro. Os participantes vão receber certificados pela Academia de Polícia, por intermédio da Secretaria de Coordenação e Controle do Interior.

O evento será desenvolvido em um único dia, no horário noturno, com a apresentação de painéis referentes aos temas abordados, com a apresentação por palestrantes dos quadros da Polícia Civil e de outras instituições, convidados para a ocasião. Entre os órgãos e assuntos estão: Conselho Municipal da Condição Feminina de Limeira: Ciclo da Violência; Polícia Civil com participações da Delegacia Seccional de Rio Claro: Violência Doméstica: aspectos legais e inovações legislativas; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social do município de Rio Claro: Prevenção à Violência Doméstica e Fluxo de Atendimento no Município de Rio Claro; Guarda Civil Municipal de Rio Claro: Patrulha Maria da Penha; Instituto Médico-Legal da Superintendência da Polícia Científica: Aspectos Médico-Legais da Violência Doméstica.

Serviço

Simpósio “Violência Doméstica: como identificar, como agir”
Data: 29 de março de 2023, às 19h30.
Local: Anfiteatro do Claretiano Centro Universitário – Av. Santo Antonio Maria Claret, 1.724 – Bairro Cidade Claret.
Inscrições: até 23 de março pelo telefone (19) 3534-2777 (com Heliane).