Após meses de espera, Câmara Municipal realizará na terça-feira primeira audiência pública para discutir o novo Plano Diretor de Desenvolvimento de Rio Claro

A Câmara Municipal realizará nesta terça-feira (9), às 19h, a primeira audiência pública para que a população opine sobre a revisão e implantação do novo Plano Diretor de Desenvolvimento de Rio Claro. A Comissão de Planejamento e Meio Ambiente do Poder organiza a reunião, que é aberta ao público. Uma segunda audiência acontecerá dia 14 de maio. Depois disso, o projeto de lei de autoria do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) poderá seguir a tramitação para ser votado pelos vereadores.

Perissinotto (PSD) anunciou anteriormente que o novo Plano Diretor de Desenvolvimento de Rio Claro está prevendo um novo distrito industrial para o município. De acordo com o chefe do Poder Executivo, conforme entrevista anterior ao Jornal Cidade, os novos espaços proporcionarão que a cidade se torne mais desenvolvida nas próximas décadas.

“O projeto de lei está criando novos setores de crescimento, depois de 55 anos Rio Claro terá um novo distrito industrial, desde o que foi lançado pelo ex-prefeito Álvaro Perin (na região norte). Está criando a oportunidade de crescimento industrial”, disse Gustavo. O prefeito afirma que com a viabilização da construção do novo aeroporto regional, um terceiro distrito industrial será formado em seu entorno e o novo Plano Diretor deixará essa diretriz preparada.

O novo Plano Diretor foi elaborado por um grupo de trabalho que seguiu as orientações do Ministério Público, que anos atrás chegou a obter liminar na Justiça para travar a atual lei de desenvolvimento da cidade – fato ‘destravado’ pela atual gestão em 2021. Segundo Mônica Frandi Ferreira, o novo projeto de lei “está dentro da lei e técnica, com a participação popular”, disse, recordando o fato de que a Prefeitura promoveu consultas públicas em vários bairros para a elaboração da proposta.

No mês de março, também ao JC, o prefeito afirmou que a discussão em torno do novo Plano Diretor precisa ser feita com tranquilidade, afinal se trata de um projeto complexo. “Nem todo mundo tem a real dimensão de quanto isso é importante para uma cidade. O Plano é um dos instrumentos que vão nos ajudar a fazer a geração da renda e do emprego, que vão permitir o crescimento da cidade, a ter mais moradias, seja habitação popular ou baixa renda, seja alta renda. É o Plano Diretor que vai criar depois de 50 anos o nosso segundo distrito industrial, que vai gerar muito mais emprego no futuro para a cidade. É um guia, que vai nos dizer para onde a gente vai crescer”, concluiu.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.