Recinto dos jabutis ganhou serragem e lâmpadas neste inverno para aquecer os animais. Foto: Divulgação.

Visitação é de terça a domingo, das 9h às 16h

Para manter os animais do Zoo Municipal bem aquecidos durante o inverno, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), está tomando cuidados especiais. Os recintos estão sendo adequados para beneficiar a proteção térmica durante os dias mais frios e a alimentação foi amplamente reforçada.

Os recintos das aves estão recebendo cobertura extra com lonas, além de folhas e podas das árvores, o que permite maior abertura para entrada dos raios solares. Nos ambientes dos répteis, como os jabutis e as cobras, serragem no chão, como forma de manter o solo aquecido e lâmpadas. “A instalação de lâmpadas melhora o aquecimento dos recintos dos répteis, que são animais de sangue frio e, por isso, necessitam de cuidados maiores durante o inverno, porque não conseguem manter a temperatura interna estável por muito tempo”, explicou a educadora ambiental da Simap, Laís Ferraz de Camargo.

Os tratadores do Zoo também estão construindo casinhas de madeira para as aves e os mamíferos. E, além das estruturas, a alimentação de todos os 230 animais que vivem no Zoo foi reforçada. “Fazemos sopa com legumes e vegetais e acrescentamos carne para os ovíparos. Também colocamos suplementos vitamínicos e usamos alimentos ricos em gordura, como abacate, manga e amendoim”, ressalta a médica veterinária do Zoo, Marianna Ricciardi Curi.

O zoológico fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera.