A montagem, que conta a história de Macbeth, tem duas apresentações gratuitas às 14h30 desta quinta e sexta-feira

Da Redação

A montagem, que conta a história de Macbeth, tem duas apresentações gratuitas às 14h30 desta quinta e sexta-feira
A montagem, que conta a história de Macbeth, tem duas apresentações gratuitas às 14h30 desta quinta e sexta-feira

Inspirada na sombria peça “Macbeth”, de William Shakespeare, “Bruxas da Escócia”, da Cia. Vagalum Tum tum, consegue adaptar a tragédia clássica par a o paladar infantojuvenil. As apresentações gratuitas acontecem nesta quinta-feira (05) e sexta-feira (06) às 14h30 no teatro do Sesi de Rio Claro.

A montagem conta a história de Macbeth, um valente general escocês, defensor leal do rei. Ao voltar de uma batalha, o general encontra três bruxas que lançam a profecia de que ele se tornará rei. A partir daí, seu desejo de poder é aguçado por sua mulher, a ambiciosa Lady Macbeth, e os dois não medem esforços para alcançar seus objetivos.

Para a Cia. Vagalum Tum Tum é importante levar ao público infanto-juvenil o universo de Shakespeare, que compreende o homem em sua pluralidade e cujos personagens costumam apresentar-se com o potencial máximo de sua índole e natureza interior em histórias trágicas.

No entanto, todos esses elementos são trabalhados pelo viés da comicidade, revelando arquétipos da Commedia dell’Arte. A companhia surgiu em 2001 com o espetáculo Vagalum Tum Tum.

Em 2003 mostrou seu segundo trabalho, Queluzminha, que contou com a dramaturgia de Marici Salomão apresentando a história de dois palhaços em esquetes e com a manipulação de objetos.

Essa não é a primeira adaptação da companhia para peças do bardo inglês: “Rei Lear” deu origem a “O Bobo do Rei”, “Othelo” a “Othelito” e “Hamlet” a “O Príncipe da Dinamarca” -esse recebeu o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor trabalho para o público infanto-juvenil de 2011 e Prêmio Femsa de Teatro Infantil 2011 de Melhor Texto Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante para Davi Taiu.

A autoria e direção é de Angelo Brandini e no elenco estão Tereza Gontijo, Christiane Galvan, Val Pires, Anderson Spada, Layla Ruiz e Erickson Almeida; direção musical de Fernando Escrich; preparação corporal de Vivien Buckup; cenografia de Bira Nogueira; iluminação de Wagner Freire; figurino de Christiane Galvan; operação de som de Vitor Osorio e Leandro Simões; operação de luz de Giuliana Cerchiari; assistência de produção de Marina Mioni; produção geral de Cia. Vagalum Tum Tum.

O espetáculo é livre para todos os públicos e tem duração de 60 minutos. Para esse evento em especial não será necessária retirada de ingressos anterior.

O Sesi Rio Claro fica na Avenida M-29, nº 441, Jardim Floridiana. Mais informações disponíveis pelo telefone (19) 3522-5650 e pela página: www.facebook.com/sesirioclaro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.