Há pouco mais de um ano a prefeitura de Rio Claro trocou 48 lâmpadas de 250 watts na praça

Favari Filho

Há pouco mais de um ano a prefeitura de Rio Claro trocou 48 lâmpadas de 250 watts na praça
Há pouco mais de um ano a prefeitura de Rio Claro trocou 48 lâmpadas de 250 watts na praça

A herma de Humberto Cartolano no centro da praça localizada entre as ruas 11 e 12 e avenidas 19 e Saudade remete a uma cidade que preza por preservar sua memória, sobre a qual com o passar dos anos edifica o futuro.

Entretanto, moradores da região reclamam da sujeira espalhada pelo local e da pouca luminosidade durante a noite, fato que torna o passeio público, ainda que próximo à delegacia, inseguro tanto para os moradores dos arredores, quanto para os transeuntes.

A praça, que já teve entre a vegetação acerola, café, pitanga e bacaúva, é uma das poucas que resistem ao tempo e à modernidade com frondosas e centenárias árvores, cuja sombra refrescou, refresca e ainda refrescará muitos rio-clarenses.

O busto do ex-prefeito, esculpido pelo artista Vilmo Rosada, apresenta pichações e certo desmantelo, o que oculta a beleza da obra da década de 1940. Há também na praça uma homenagem datada de fevereiro de 2004 a Benedito Leite Lima que, de acordo com a inscrição na placa de homenagem, dedicou trinta anos de sua vida cultivando aquele jardim.

Uma praça com muitas histórias, homenagens e apenas dois problemas recorrentes: limpeza e iluminação. Quanto às reclamações sobre a limpeza, a assessoria de comunicação informou que, periodicamente, o serviço de podas, corte de grama e mato é realizado em diversas regiões da cidade, inclusive na praça.

Já no que diz respeito à iluminação, a prefeitura cientificou que, em abril de 2014, foram trocadas 48 lâmpadas de 250 watts, trabalho que, aliás, fez parte do processo de melhorias solicitadas, à época, pelos moradores da região e que sucedeu a retirada da ampla vegetação de pequeno porte que havia no local, ambas as medidas tomadas para aumentar a segurança.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%