Rogério Pascon, prefeito de Santa Gertrudes, e o engenheiro Alencar José da Silva

Ednéia Silva

Rogério Pascon, prefeito de Santa Gertrudes, e o engenheiro Alencar José da Silva
Rogério Pascon, prefeito de Santa Gertrudes, e o engenheiro Alencar José da Silva

As obras para duplicação e melhorias da Rodovia Constante Peruchi (SP-316) começaram. O anúncio foi feito pelo prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa sexta-feira (8). A previsão de término é de 18 meses. O investimento é da ordem de mais de R$ 36 milhões.

Pascon obteve as informações do engenheiro responsável pela obra, Alencar José da Silva, da empresa Conter Construções e Comércio S.A, vencedora da licitação. Silva e Pascon se reuniram na quinta-feira (7) para discutir o assunto.

O Prefeitura informou que as obras começaram perto do bairro de Cascalho, entre Araras e Cordeirópolis. Segundo ele, a escolha se deve à facilidade de acesso do local. Na região de Rio Claro e Santa Gertrudes será preciso fazer intervenções, como deslocamento de postes de iluminação, de rede gás e demolição de ponte.

De acordo com Pascon, futuramente será preciso interditar alguns pontos da via para realização do serviço. Ele espera que a população compreenda os possíveis transtornos, diante de uma obra de grande importância e esperada há mais de 20 anos.

Pascon acredita que não deverá ocorrer atrasos, visto que a empresa também tem pressa na realização do serviço. O controle do cronograma será feito pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) que fará medição a cada dois meses para quem a empresa deverá prestar contas do serviço efetuado.

O prefeito Rogério Pascon também falou sobre a situação financeira da Prefeitura. Segundo ele, o município não passa por dificuldades financeiras, no entanto a administração está apreensiva em função da queda na arrecadação. Se a queda persistir, a situação, segundo ele, pode piorar.

Sobre a iluminação pública, Pascon comentou que a Prefeitura assumiu o sistema no dia 1º de janeiro deste ano conforme determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A administração municipal montou uma equipe para realizar manutenção do parque e fez pregão para comprar os equipamentos necessários.

A equipe trabalha três dias por semana, às terças, quintas e sextas-feiras à noite. As solicitações da população podem ser feitas ao Departamento de Obras. De acordo com Pascon, os pedidos são atendidos em cerca de dez dias. De janeiro a abril, foram trocadas mais de 350 lâmpadas. A Prefeitura não criou taxa de iluminação. O serviço está sendo mantido com recursos próprios.

O prefeito noticiou com orgulho a aprovação das contas da Prefeitura, referentes ao exercício de 2013, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Conforme ele, 2013 foi um ano complicado porque assumiu a Prefeitura com déficit financeiro, mas conseguiu equilibrar as contas e fechar o ano sem dívidas com funcionários e fornecedores.

Rogério Pascon destacou que nenhuma licitação realizada pelo município deu problemas, ou seja, não houve ressalvas por parte do tribunal. Por isso, ele agradeceu o trabalho e o empenho de sua equipe.

O áudio completo com a entrevista pode ser conferido no player abaixo. Clique para ouvir!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.