Irander Augusto, presidente do partido e vereador, avalia mandato e eleições

O vereador e presidente do partido Republicanos em Rio Claro, Irander Augusto, confirmou em entrevista à Farol JC que o grupo tem interesse em indicar alguém para ser vice na chapa com o atual prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) na disputa eleitoral à reeleição este ano. O parlamentar também fez uma avaliação do seu segundo mandato e afirmou que o governador Tarcísio de Freitas não sairá do Republicanos, apesar de ser citado para migrar ao PL. Confira a seguir alguns trechos da entrevista e o vídeo completo ao final da matéria.

Como avalia o segundo mandato na Câmara?

Esse segundo mandato eu aprendi muito, amadureci muito. Estou mais confiante no meu trabalho, sou um pouco mais conhecido na cidade e vou tentar o terceiro mandato. Quando falo conhecido, pelo tempo de estar vereador e estar na rua. Sou um dos vereadores que têm projetos muito importantes. Começou com o projeto da transparência da vacinação da Covid-19, (…) defendendo as crianças na questão da Educação, e projetos de combate a pedofilia e erotização nas escolas.

Qual o retorno do prefeito Gustavo nas leis que você cria?

Tenho visto com bons olhos, sempre tem apoiado tudo que eu peço. O Executivo tem por obrigação apoiar os projetos de lei. Sou bem atendido e levo essa resposta nos bairros.

Há quem só aparece nos bairros em época de eleição…

Infelizmente o mau político só faz política de quatro em quatro anos. O bom político faz todos os dias. E a minha política é para as pessoas que mais precisam. Aquele político que aparecer no bairro, agora após quatro anos, com certeza será barrado.

O senhor tem feito muitas cobranças à secretaria de Serviços Públicos, do Ronald Penteado. O que tem observado?

Eu quero entender que a demanda é muito grande e o efetivo é pouco. Preciso de respostas à população. Não adianta fazer requerimento e demorar seis meses para roçar um mato. É um absurdo. Existe orçamento e dinheiro para isso.

O Republicanos está hoje na base do prefeito?

Estamos na base e conversando. Estamos juntos, mas só vamos definir em julho, estamos bem alinhados, não pretendemos sair do Gustavo. Se fôssemos sair, a gente preferiria fazer uma candidatura própria. O Republicanos é um dos partidos mais importantes do Brasil. Tem o governador Tarcísio. O 10 vai ser um número muito forte nas eleições. Respeito o outro grupo [da oposição], mas o 10 é moderado, equilibrado. É igual noivado, não sabemos o que pode acontecer.

Teve alguma orientação da executiva estadual ou nacional?

Não, temos prioridade em fazer o que quisermos. Não tem pressão psicológica, nem de se vender. Valores e princípios se conquistam. Temos um grupo, uma nominata que toma as decisões. O que for para agradar o grupo…

Não tem possibilidade de o Republicanos apoiar o Rogério Guedes (PL)?

Até hoje não. Tive convite, de vários partidos, várias propostas. Mas a minha decisão é seguir com o Gustavo.

O Republicanos vai pleitear a vice-candidatura de Gustavo?

Temos vontade, mas a gente só vai saber em julho. Não sabemos como vai ficar. Hoje a peça de xadrez está de um jeito. Lá na frente pode acontecer uma reviravolta e indicarmos o vice para o interesse de Rio Claro. O Republicanos seria muito interessante ser vice. Temos dois nomes que podem ser vice.

Há uma conversa de o Tarcísio migrar para o PL. Isso vai acontecer?

Fake news. O Tarcísio é um homem de palavra. Ele está com o Republicanos, só se ele for louco da cabeça. Não dá para ser extremo e chutar o pau da barraca. A gente só resolve as coisas no diálogo, na conversa. Fazendo o certo de modo natural, não exageradamente. Temos que ter equilíbrio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.