O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, comunicou na tarde desta terça-feira (22), através de uma live realizada nas redes sociais oficiais, que o partido entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, para anular votos de algumas urnas eletrônicas no segundo turno das eleições do dia 30 de outubro.

No início de seu pronunciamento à imprensa, Costa Neto aponta que tem o único objetivo de “contribuir para o fortalecimento da democracia do país. Nós temos a certeza de que, fortalecendo a democracia, fortalecemos o Brasil”, disse.

Valdemar Costa Neto fala ainda que o PL não é especialista em segurança de dados, por isso foram atrás de técnicos que fizessem o trabalho “para garantir a transparência do processo eleitoral, até por que eu, Valdemar Costa Neto, fui eleito por urnas eletrônicas, as bancadas do PL foram eleitas com urnas eletrônicas, então é normal que se peça um trabalho de fiscalização para que não fique nenhuma dúvida em relação ao nosso sistema eleitoral”, disse ainda.

Os profissionais contratados são o jurista Marcelo Luiz Ávila de Bessa e o engenheiro Carlos Rocha. E, segundo relatório, está sendo pedida a anulação de votos feitos em modelos de urnas UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 no segundo turno das eleições de 2022.

A alegação é de que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nesses modelos.

Confira o pronunciamento de Valdemar Costa Neto na íntegra.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.