TAPETE: serão feitos na Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus e Imaculado Coração de Maria

Lourenço Favari

TAPETE: serão feitos na Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus e Imaculado Coração de Maria
TAPETE: serão feitos na Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus e Imaculado Coração de Maria

No feriado desta quinta-feira (4), o Corpus Christi, a Igreja Católica realiza programação especial em suas paróquias. A data é uma festa de contemplação, adoração e exaltação, na qual os fiéis se unem em torno da herança mais preciosa deixada por Cristo, o Sacramento da sua própria presença.

Além das missas, as comunidades religiosas das paróquias utilizam a criatividade para decorar as ruas próximas da matriz, com a confecção de tapetes para a procissão do Corpo do Senhor Jesus presente no Santíssimo Sacramento.

Em Rio Claro, algumas paróquias seguem o costume e se tornaram tradicionais na confecção de tapetes, que se destacam pelas cores, materiais utilizados e beleza.

Com o envolvimento de toda a comunidade religiosa, as peças têm, além do valor religioso, um valor estético, aproximando-se de uma obra de arte. As paróquias Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus e Imaculado Coração de Maria seguem a tradição e reúnem os fiéis acerca da construção da decoração. Veja a programação das paróquias.

SAÚDE

A paróquia Nossa Senhora da Saúde inicia a confecção do tapete às 7 horas. Cada pastoral é responsável por um pedaço da decoração, que é construída no pátio da igreja. Às 17 horas acontece procissão, que sai do relógio da Avenida 7, próximo ao Shopping , e segue para a Matriz. Em seguida ocorre a missa.

APARECIDA

A confecção do tapete, que será feito na Rua 2-A, no bairro Vila Aparecida, tem início às 6 horas. Às 16 horas acontece missa e, em seguida, será realizada procissão.

IMACULADO

Na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Cervezão, o tapete começa a ser confeccionado às 10h30, na Rua Pe. Paulo Pastana Smith, em frente à igreja. A missa acontece na Capela Santa Terezinha às 9 horas. Já às 17h30, na Capela Santa Clara, será realizada missa, seguida de procissão que segue até a Imaculada.

BOM JESUS

A confecção do tapete da paróquia Bom Jesus começa às 8 horas. Na parte da tarde, às 16 horas, acontece missa com procissão.

OPERÁRIO

Na paróquia São José Operário, a missa está marcada para as 8 horas, seguida de procissão.

SÃO JOÃO BATISTA

Na matriz de São João Batista, a missa ocorre às 16 horas. Logo depois da celebração, acontece procissão que segue pelas ruas centrais.

SANTA CRUZ

A paróquia de Santa Cruz informou que este ano não realizará o tapete devido ao período chuvoso. A missa acontece às 17 horas, com o Santíssimo dentro da própria igreja.

SANTANA

Com missa marcada para as 8 horas, a paróquia Sant’Ana realiza, depois da celebração, procissão até a Capela São Judas Tadeu, onde ocorre o encerramento.

ESPÍRITO SANTO

Já na paróquia Espírito Santo, às 18 horas acontece a Adoração ao Santíssimo. Às 19 horas será realizada missa. O tapete, segundo a secretaria da igreja, será feito dentro da própria igreja.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.