Carine Corrêa

Aprovado. O projeto de lei 01/2017, que prevê a criação de novos cargos na Câmara Municipal de Rio Claro, foi aprovado por 11 votos favoráveis e 7 contrários (18 votos) nessa sexta (20). Presidente da Casa, vereador André Godoy (DEM) não participa das votações, à exceção dos casos em que houver empate. Os votos contrários à aprovação dos novos cargos na Câmara foram dos vereadores Carol Gomes (PSDB), Geraldo Voluntário (DEM), Val Demarchi (DEM), Rogério Guedes (PSB), Thiago Japonês (PSB), Rafael Andreeta (PTB) e Paulo Guedes (PSDB). Dos sete parlamentares, cinco declararam que permanecerão apenas com dois cargos: Carol, Geraldo, Val, Thiago e Andreeta. O tucano Paulo Guedes – que não compareceu à votação em 1ª discussão – afirmou que manteve em seu mandato anterior dois cargos em seu gabinete, mas que para esse mandato irá discutir a questão com o seu partido. Já o ‘PM Guedes’ foi procurado, mas não respondeu à pergunta até o fechamento desta edição.

O democrata Godoy encaminhou a seguinte nota sobre o assunto: “Evitei manifestar minha posição pessoal sobre o aumento no número de assessores dos gabinetes parlamentares em respeito aos demais vereadores, já que ficou evidente a existência de opiniões divergentes sobre o tema. Mas, diante das informações desencontradas e talvez da falta de conhecimento da grande maioria, se faz necessário um esclarecimento. Desde o ano passado me posicionei pessoalmente – e na condição de dirigente partidário – contra o aumento no número de vereadores de 12 para 19 e contra a criação de cargos e aumento de gastos. Como presidente da Câmara, prezo pela postura que as atribuições do cargo me impõem, mas não abro mão da coerência e da responsabilidade do meu mandato. Por isso, reforço meu posicionamento e antecipo que opto em não ocupar a vaga extra aprovada em meu gabinete, embora respeite aqueles de agirem de maneira diferente”, declarou o líder da Casa.

Relembre

O início da votação para criação de cargos na Câmara se deu no dia 5 deste mês. Naquele dia, os vereadores decidiram pelo pedido de vista do projeto, que foi aprovado em 1ª discussão na quinta (19) e em 2ª discussão nessa sexta (20). O aumento de doze cadeiras para dezenove no Legislativo rio-clarense foi aprovado em julho de 2015. A despesa prevista com os cargos ultrapassa R$ 12 milhões.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.