Wagner Gonçalves

Crianças e adolescentes precisam do suporte seguro dos pais antes de darem o próximo passo
Crianças e adolescentes precisam do suporte seguro dos pais antes de darem o próximo passo

“Cortar o cordão umbilical” pode ser dito de modo figurativo, representando os primeiros passos para que os filhos comecem a ter autonomia no desenvolvimento pessoal. Um dos artifícios que, indiretamente, fazem esse papel é a escola, pois sua função é formar no campo do conhecimento, mas por consequência interfere na formação da personalidade e caráter dos pequenos.

Confiar na instituição onde o filho vai passar boa parte do dia, assim como nos profissionais que o orientarão, é fundamental e, quanto mais tranquilos os pais estiverem, mais rápida e fácil será a adaptação de todos. Pais inseguros criam filhos igualmente inseguros.

Para tanto, verificar a qualidade de ensino e idoneidade da escola é um passo importante para os pais. De acordo com a psicóloga Adriana Rubio, a dica para amenizar os desconfortos é que os pais façam visita às escolas: “é importante ouvir outros pais para escolher onde matricular o filho, além de buscar estabelecer uma estreita relação afetiva com os profissionais que vão lidar com a criança”.

Independente da idade, Adriana comenta que crianças e até os adolescentes, muitas vezes, precisam do suporte seguro dos pais antes de darem o próximo passo. De maneira geral, a sugestão é que pais e profissionais tenham sempre muita tranquilidade para lidar com essas questões. “É preciso naturalidade com toda e qualquer manifestação de resistência e medo, que são naturais e fazem parte do processo.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.