Foram avaliados 45 painéis na quarta edição do evento

Wagner Gonçalves

Durante dois dias, a Associação Paulista de Cerâmica (Aspacer) realizou dois eventos voltados para o segmento de design: o Prêmio Aspacer de Design e o Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos.

Foram avaliados 45 painéis na quarta edição do evento
Foram avaliados 45 painéis na quarta edição do evento

Os painéis, durante os dias 10 e 11 de agosto, ficaram expostos na Galeria Aspacer, no salão principal da entidade. Ao todo, 45 painéis, de empresas de todo o país, participaram. “A cada edição, os trabalhos estão evoluindo não somente em número de participantes, mas principalmente em qualidade”, afirma Benjamin Ferreira, presidente da Aspacer e do Sincer.

Onze profissionais especialistas e atuantes no setor de revestimentos cerâmicos foram convidados para avaliar e julgar os painéis. O prêmio foi dividido em duas categorias e subdividido em categoria fabricantes, processos: via seca, porcelanato e pastilhas e peças especiais e categoria fornecedor.

Ao todos, foram premiadas sete empresas em duas categorias
Ao todos, foram premiadas sete empresas em duas categorias

Dentre os participantes, os que se classificaram em 1º lugar foram contemplados com um cheque no valor de mil e setecentos reais e com um troféu. O segundo lugar de cada categoria recebeu o valor de mil e duzentos reais e menção honrosa. O painel com a maior pontuação total (775,0) feito por Mateus Henrique Lahr, da Cerâmica Cedasa, premiado com uma viagem para o Salão do Mobiliário em Milão.

Matheus Henrique Lhar foi premiado com viagem a Milão
Matheus Henrique Lhar foi premiado com viagem a Milão

Fórum de Design

Com a proposta de trazer temas de interesse ao setor, houve, paralelo ao prêmio, o 4° Fórum Nacional de Design para Revestimentos Cerâmicos. O evento trouxe palestrantes com diferentes atribuições, mas com um objetivo em comum: fomentar o olhar crítico e atencioso às questões estéticas e de apresentação dos produtos. Dentre os pontos altos, o fórum destacou o olhar além do mercado, para que seja possível ampliar o campo de visão para criação e inovação.

Para Marco Serafim da CCB, o encontro tende a mostrar a pluralidade em Design: “vivemos em um período de revolução estética, que deve ser debatida, pois o design tem consequência em todo o processo”. O presidente da ASPACER, Benjamin Ferreira Neto, comentou sobre a oportunidade de haver a troca de informações, o que tende a permitir que o setor aumente a competitividade.

No decorrer das palestras, os convidados conduziram a discussão sobre temas relacionados ao design, que não se restringe somente à etapa de desenvolvimento e criação, mas se desdobra, também, à exposição do produto. O arquiteto e urbanista Alexandre Brunato apresentou elementos que podem conferir destaque às peças a serem vendidas, como por exemplo dar atenção às diversas etapas de sua confecção. “Além disso, é preciso deixar de pensar apenas no produto como peça, mas apresentá-lo ao cliente em ambientação”, destacou.

O segredo do sucesso é inovar, mesmo que com poucos recursos, conforme apresentou o diretor de criação Gustavo Greco, para quem trabalhar com “o pouco é muito”. Para Greco, torna-se surpreendente fazer algo grandioso com pouco, o que propõe diferencial a tal produto. Como o primeiro mineiro a receber o prêmio internacional de Cannes, e por dois anos seguidos, Greco destaca ser preciso criar identidades, conferindo exclusividade aos produtos e, consequentemente, aos clientes.

A contribuição final do ciclo de palestras ficou por conta de Sofia Martellini, que atua como Cliente Services Executive, que abordou as macrotendências para interiores para o inverno de 2017. Divididas em quatro grandes grupos, ditas Remaster, Elemental, Offbeat e Artisan, as tendências exemplificaram conceitos para paredes e pisos, objetos e têxteis e para ambientes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.