Adriel Arvolea

inhame
O inhame é um tubérculo rico em vitaminas

Inhame contra o mal-estar da dengue? Parente da batata-doce, a procura pelo tubérculo em supermercados de Rio Claro cresceu nas últimas semanas, proporcionalmente aos casos positivos da doença. Segundo consumidores, o alimento rico em vitaminas A e do complexo B alivia os sintomas. Érica Ferrarini teve dengue. Em consulta à internet e por sugestão de amigos, resolveu experimentar o suco de inhame. “Na receita vai um copo d’água e um inhame. Bato no liquidificador acrescido de uma fruta – maçã ou laranja. No primeiro dia, tomei quatro vezes de hora em hora. Nos demais, três vezes”, conta Érica. Ela afirma que o suco auxiliou na sua recuperação. “Senti certa melhora, sim. Foi bom parar criar resistência, melhorar a imunidade”, completa.

Mas há comprovação científica sobre o consumo de inhame contra os sintomas da dengue? Para a infectologista Drª Suzi Berbert, como o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, é atraído para o ser humano através do odor, qualquer produto que altere o cheiro da pele pode ajudar a repelir o mosquito, como o alho, vitaminas do complexo B e o extrato de inhame. “A ciência comprova isso, porém ainda não comprova que a ingestão de determinado produto realmente funcionará dentro do corpo e na pele, pois geralmente essa ingestão tem que ser em grande quantidade, podendo, também, causar efeitos colaterais”, explica Drª Suzi.

Todo alimento tem valor nutricional e propriedades específicas em beneficiar a saúde, pois cada um contém vitaminas e substâncias importantes na constituição do sistema imunológico. O inhame, por exemplo, é rico em vitaminas, mas não se justifica ‘entupir-se’ do alimento contra a dengue. “O fato é que uma alimentação boa e variada ajuda a ter uma boa saúde, e o exagero no consumo de qualquer alimento ou vitamina pode até fazer mal! Assim, não contraindicamos o consumo dos alimentos, mas lembramos que o que realmente vale na epidemia da dengue é fazer o papel de cidadãos responsáveis, eliminando os criadouros, o que, além de proteger a si mesmo, protege, também, a comunidade”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.