MAIOR, MAIS BARULHENTO E COM MAIS DENTES: O híbrido criado em laboratório Indominus Rex

Lourenço Favari

Portal de entrada que aparece em Jurassic Park, restaurado no novo Jurassic World
Portal de entrada que aparece em Jurassic Park, restaurado no novo Jurassic World (Imagem: divulgação)

Os dinossauros ganharam novamente seu espaço na cultura pop mundial. O filme Jurassic World, quarto da franquia cinematográfica iniciada por Steven Spielberg em 1993, alcançou sucesso acima do esperado. Com direção de Colin Trevorrow, o resultado agradou não só aos produtores, mas também aos fãs, que aguardaram durante anos uma sequência à altura do primeiro filme.

O filme Jurassic World se passa na ilha de Nublar 22 anos depois dos eventos de Jurassic Park. Em funcionamento há 10 anos, o novo parque registra queda no número de visitantes. É quando a equipe de geneticistas cria um novo item, só que desta vez maior, mais barulhento e com mais dentes

É o que pensa o rio-clarense Ibrahim Cesar, coordenador de tecnologia que é fã declarado tanto do livro, quanto do longa. “É uma continuação direta do primeiro”, comenta. Para ele, o filme demonstra a busca desenfreada por melhores resultados. “Essa busca cega por ‘mais, maior e melhor’ pode ser desastrosa. Nesse sentido, achei este segundo filme muito mais próximo do livro”, destaca referindo-se à publicação de Michael Crichton, de 1990, que originou o longa.

ESPÉCIES

MAIOR, MAIS BARULHENTO E COM MAIS DENTES: O híbrido criado em laboratório Indominus Rex
MAIOR, MAIS BARULHENTO E COM MAIS DENTES: O híbrido criado em laboratório Indominus Rex (Imagem: divulgação)

Durante os 124 minutos de projeção de Jurassic World, 17 espécies de dinossauros, além de um híbrido criado em laboratório, denominado Indominus Rex, tiram o fôlego dos espectadores. “Achei o Indominus uma boa metáfora da ganância destruidora da globalização”, frisa Ibrahim, que vibrou com as aparições do temível Tiranossauro Rex, do Anquilossauro e do Mosassauro, que em determinada cena devora um tubarão, em alusão ao filme de 1974 de Spielberg.

Outras espécies que dão as caras na telona são Apatossauro, Barionix, Dimorfodonte, Edmontossauro, Galimino, Metriacantossauro, Microceratus, Paquicefalossauro, Pteranodonte, Estegossauro, Suchomino, Tricerátops e Velociraptor.

Na franquia, o personagem John Hammond foi pioneiro na ideia de trazer à vida a espécie extinta há milhões de anos. Foi dono e fundador da InGen, empresa de biotecnologia responsável pela pesquisa que cria os dinossauros. No parque, na ilha de Nublar, sua estátua fica na entrada do Laboratório de Criação Hammond

EXPOSIÇÃO

O Mosassauro em cena que que devora um tubarão, em alusão ao filme homônimo de 1974 de Steven Spielberg (Imagem: divulgação)
O Mosassauro em cena que devora um tubarão, em alusão ao filme homônimo de 1974 de Steven Spielberg (Imagem: divulgação)

Os entusiastas deste universo podem conferir a atração de férias “Mundo dos Dinossauros”, no Shopping Piracicaba. Entre as réplicas das espécies, em exposição pelos corredores e Praça de Eventos Norte, estão os famosos T. Rex, Velociraptor, Pterosauro, Parassaurolofo, Maiasaura, entre outros.

A atração de férias funciona de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, domingos e feriados, das 11 às 22 horas. A exposição é gratuita e segue até dia 26 de julho. Já os brinquedos e filmes são atrações pagas. Informações pelo telefone: (19) 3403-3833.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.