Lucas Calore

22042016-91
Felipe Martins está há quase 10 anos trabalhando na mesma empresa, justamente a que lhe deu a primeira oportunidade de emprego

A crise está aí e atinge desde grandes empresas até quem depende de um salário todo mês para manter-se. Agrava-se o problema para quem ainda não teve a primeira oportunidade de emprego. São jovens, muitos até menores de idade, que já estão sentindo o peso da dificuldade em encontrar uma primeira colocação. “As empresas pedem experiência, mas não oferecem oportunidade para isso”, lamenta Ágata S. M. Duarte, de 20 anos. A jovem está há meses procurando um emprego, porém não está conseguindo.

Mercado

A empresária Cristina Mana, responsável por uma grande empresa de Recursos Humanos de Rio Claro, afirma que principalmente nesta época de crise, quando as empresas estão reduzindo cada vez mais seus quadros de funcionários, a oportunidade para o primeiro emprego está mais escassa.

“Com o quadro reduzido, a maioria não tem facilidade para admitir jovens que, como nunca trabalharam, precisam de monitores para orientá-los e tempo suficiente para que os mesmos desabrochem em suas áreas”, diz Mana.

Força de vontade

Felipe Martins, de 25 anos, acredita que o jovem que entra no mercado de trabalho deve demonstrar força de vontade. “Quem consegue um emprego tem que se esforçar e evoluir ao máximo dentro da empresa”, diz ele.
Hoje em dia encarregado de departamento pessoal, Felipe começou a trabalhar aos 16 anos de idade na empresa em que está até hoje, prestes a completar 10 anos de casa. No início, passou por um período de experiência e logo foi efetivado. Hoje em dia cursa faculdade de contabilidade para ser um especialista na área.

Dicas

Cristina Mana dá dicas importantes para os jovens candidatos: estágio é a melhor porta de entrada no mercado; inglês é um diferencial levado em conta nas empresas; candidatos devem ser informados e atualizados com os fatos do mundo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.