Aeronave do Aeroclube de Rio Claro ‘pilonou’ e virou de ponta-cabeça na pista (Foto: redes sociais)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou uma investigação para identificar a causa do acidente com uma aeronave, no domingo (18), no Aeroclube de Rio Claro. Segundo a entidade que ocupa o aeródromo municipal, a aeronave P-56C com matrícula PP-HLS, de sua propriedade, “pilonou” durante um voo de instrução. Isto é, a hélice tocou o solo e a aeronave acabou virando de ponta-cabeça na pista. A bordo estavam o piloto e o aluno, que estão bem.

“Tanto a aeronave, quanto seus tripulantes estavam com a documentação em ordem e dentro da validade”, afirma o Aeroclube. O gerente de segurança operacional, João Vitor Beccaro, falou ao JC sobre a ocorrência. “Acionamos a Polícia Civil e o Seripa IV, que pertence ao Cenipa, que é responsável pela investigação do acidente. Entrevistaram os envolvidos e agora aguardamos para a emissão do relatório final para saber o que houve. “Estavam efetuando treinamento de pousos e decolagens, apresentou problema e veio a pilonar”, acrescenta.

Uma ação inicial de ocorrência foi executada ainda no domingo pelos investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), localizados em São Paulo, órgão regional do Cenipa.

“O processo de investigação segue sendo realizado, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência”, informa o Cenipa. Quando concluída a investigação, o relatório final será divulgado.

O Cenipa

O Cenipa tem por missão investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. Na ação inicial após o incidente, foram utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizou a coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.