Foto: Divulgação – Gabinete do Presidente da Ucrânia

Drummond e a Guerra

Por Jaime Leitão

Há muitos anos li uma frase do poeta Carlos Drummond de Andrade que me levou a uma reflexão sobre a natureza humana . Drummond escreveu : “O estado natural do homem é a guerra, a paz são as férias”.

O ser humano, de fato, tem uma natureza conflitante dentro de si. Quando esse conflito interno se expande e é  impulsionado pelo poder, toma proporções incontroláveis. E a partir desse crescimento torna-se muito difícil detê-lo.

A  barbárie a que assistimos na guerra que está sendo perpetrada na Ucrânia, com um massacre de civis por tropas russas , é uma prova dessa beligerância de poderosos autocratas, que é o caso de Vladimir Putin. Ele rejeita a palavra guerra e chama o avanço do seu exército contra inúmeras cidades ucranianas de operação especial. Finge que é pacifista, mas age de forma oposta ao que afirma.

As tentativas de se chegar a um acordo e a  um cessar- fogo para poupar milhares de vidas que estão ameaçadas parecem distantes de uma solução racional e civilizada.

O invasor não quer abrir mão de suas convicções e insiste em repetir as mesmas  narrativas  desde  o início do confronto. O invadido não pensa nas consequências que representaria receber aviões de guerra de países da OTAN para combater o inimigo. As dez ou onze pessoas, que esperavam na fila do pão, fuziladas por soldados russos, me deixa triste, indignado, revoltado com essa natureza humana, a Qual  se referiu  Drummond. Também pertenço  a ela, mas não me conformo com tamanha falta de piedade e de razão, em um momento em que o bom senso deveria prevalecer sobre a insanidade. Pena que não seja assim.

O colaborador é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.