Cenários Possíveis

Por Jaime Leitão

Nesses tempos nada amistosos em que vivemos, em que muitos preferem a violência ao diálogo civilizado , fiz há pouco algumas reflexões sobre cenários possíveis, outros mais para impossíveis ou improváveis, para o desfecho dessa guerra abominável, desfechada por Putin, contra a população ucraniana.

1º cenário:

Putin lança um míssil nuclear tático contra Kiev, intimida os países da OTAN e permanece no poder isolado pelo Ocidente, mas apoiado pela China e Coreia do Norte.

2º cenário:

Sem utilizar armas nucleares, Putin lança um míssil ultrassônico contra um esconderijo onde está o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, que desaparece misteriosamente. Putin coloca um general seu aliado como presidente fantoche da Ucrânia, que passa a seguir fielmente as ordens do chefe.

3º cenário:

Putin , percebendo que está totalmente perdido, sem saída, foge, e muitas versões surgem sobre o seu desaparecimento, que irão se avolumando nos próximos anos e décadas.

4º cenário:

Putin aceita o cessar-fogo, reconhece o governo de Zelensky, faz as pazes com a OTAN e o mundo continua existindo, sem Terceira Guerra Mundial no horizonte próximo.

5º cenário:

Acuado, pressionado, raivoso, desesperado, Putin aperta o botão.

Que cenário você imagina? Não precisa ser nenhum desses acima.

O colaborador é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.