ENXERGANDO ALÉM

Por Jaime Leitão

As perguntas que nos fazemos em momentos difíceis: – como nos mover em meio a tanta incerteza? Ou ainda: – como vamos sair dessa?

E a pandemia que nos assola há quase dois anos nos coloca em xeque continuamente e nos desafia a enxergar além. No início nos sentimos sem chão e sem rumo, aprisionados em nós mesmos, sem termos ideia de como podemos encontrar caminhos iluminados em meio à escuridão.

Um pouco mais à frente, começamos a agir, ainda que timidamente, para buscar saídas, mesmo sabendo que o pesadelo não acabou e exige de nós cautela.

As perdas, inúmeras, doem muito, mas é preciso aos poucos livrar -se do atoleiro.

Vendo as imagens aterradoras do Sul da Bahia, de Tocantins e de algumas regiões de Minas, enxergamos a solidariedade como uma presença que sinaliza para um ir além e um enxergar que tem a solidariedade como ação efetiva.

É pela solidariedade, é pela ação, é pela arte e outras formas de expressão que poderemos vencer esse vazio que vem nos atacando já há bastante tempo.

Precisamos caminhar em direção à vida, ao novo, por mais difícil e complicado que seja.

Não estamos sós nessa maratona. É essa certeza que nos nutre e nos impulsiona para seguirmos em frente. Nada de desistir. Temos força suficiente para caminhar, mesmo que nossos passos demorem para se firmar em meio à tempestade.

O colaborador é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.
[email protected]

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.