Ler, ouvir, sentir

Por Jaime Leitão

A leitura é fundamental para ampliar o universo do conhecimento. Sem ler fica-se apartado do mundo das ideias e da imaginação.

Muitas cidades não possuem bibliotecas e livrarias. Para imensa parcela da população, o preço de um livro é proibitivo.

Uma opção é buscar no YouTube o audiolivro. Há muitas obras clássicas no formato audiolivro que podem ser ouvidas gratuitamente.

Pessoas com deficiência visual ou sem recursos financeiros para adquirir um livro podem, em vez de ler, ouvir um livro.

É diferente de uma obra adaptada para o cinema. O livro falado, na voz de um bom narrador, nos  transporta inteiramente  para a magia dos mais variados livros: contos, romances e peças teatrais.

Fiquei surpreso positivamente com o “ Grande Sertão”: Veredas”, de João Guimarães Rosa, uma das obras-primas da nossa literatura, narrada de forma primorosa por Izabela Loures.

No canal “Conto um Conto”, encontrei contos maravilhosos, como “O Búfalo”, de Clarice Lispector, uma trama ao mesmo tempo psicológica e poética , narrada por Marcelo Fávaro, que também é escritor, e nos insere no mundo real e  muitas vezes hostil, vivenciado ao longo da vida pelo   romancista e contista norte-americano Charles Bukowski.

Há muito a se descobrir nesse formato surpreendente  dos audiolivros: Carl Sagan, Isaac Azimov, Jorge Luís Borges, Stephen King e muitos outros.

Ler, ouvir, sentir: os livros nos esperam para serem degustados das mais variadas maneiras.

O colaborador é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.